Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
6/5/2007 | Atualizado às 10:49
A Organização das Nações Unidas (ONU) autorizou o Brasil a incorporar, para além das 200 milhas náuticas, mais 712 mil quilômetros quadrados de extensão da chamada plataforma continental. A área correspondente ao tamanho dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. Com a aquisição, o país assegura a soberania de exploração e aproveitamento dos recursos naturais do solo e do subsolo marinhos.
Os exatos 12,7 milhões de quilômetros quadrados que o Brasil possui correspondem à soma dos 3,5 milhões da chamada Zona Econômica Exclusiva (ZEE) com os 712 mil quilômetros reconhecidos em abril pela ONU. No entanto, o Brasil quer mais.
A Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Cirm) requereu à mesma Comissão de Limites da Plataforma Continental das Nações Unidas (CLPC) outros 238 mil quilômetros quadrados. Esta área corresponde ao do tamanho do estado Ceará.
“Do total do nosso comércio exterior, 95% é feito pelo mar. Além do petróleo, temos o gás. Temos ainda os recursos vivos, o turismo e estamos abrindo campo para mapear as riquezas minerais do fundo do mar”, disse o comandante da Marinha, Julio Soares de Moura Neto, à repórter Tânia Monteiro do jornal O Estado de S. Paulo. (Rodolfo Torres)
Temas
Projeto antifacção
Relatório de Derrite prevê endurecimento no combate ao crime
Pensão alimentícia
Deputado quer incluir 13º e terço de férias no cálculo da pensão
Previdência Militar
Deputado propõe aposentadoria integral para policiais e bombeiros