Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
24/3/2007 | Atualizado às 6:05
Na segunda-feira, o presidente Lula deve se reunir com a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, e técnicos do governo ligados à área de transportes para definir se cria ou não a Secretaria Nacional dos Portos. A nova secretaria, que terá status de ministério, é o foco da disputa entre dois aliados do governo - PSB e o PR.
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, Lula não gostou da forma como o presidente do PR, senador Alfredo Nascimento (AM) - ex-ministro dos Transportes e o mais forte candidato a ocupar o cargo - tentou forçá-lo a desistir do desmembramento da pasta.
Tirar a administração dos portos da competência do Ministério dos Transportes foi a alternativa que o governo encontrou para acomodar o PSB na reforma ministerial. Possivelmente, a pasta seria entregue ao ex-ministro da Integração Nacional e aliado de Ciro Gomes, Pedro Brito.
O problema de Lula começou quando Alfredo Nascimento concedeu entrevistas afirmando que o partido não aceitaria o ministério sem a secretaria. O senador disse que o PR faz questão de controlar o orçamento do ministério como está hoje e que o desmembramento seria um erro administrativo.
A O Estado, interlocutores de Lula garantiram que esse tipo de pressão normalmente não apresenta bons resultados e pode levar o presidente a repensar todo o desenho da área, com forte risco de deixar Nascimento fora do governo. Uma decisão sobre a questão é esperada para a próxima semana.
Ontem, no fim da tarde, Lula teve uma reunião com o PSB. O presidente disse à dirigentes do partido que podem ficar tranquilos, mas não garantiu a criação da secretaria. Em resposta, o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, assegurou ao presidente apoio incondicional. "O PSB não apóia o governo em troca de espaço, de caixinha, de ministério ou de diretoria de empresa". (Carol Ferrare)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil