Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
2/2/2007 | Atualizado 3/2/2007 às 8:45
Presidência
Arlindo Chinaglia (PT-SP)
O presidente é o representante da Câmara dos Deputados, quando ela se pronuncia coletivamente, e o supervisor dos seus trabalhos e da sua ordem.
Dentre as várias atribuições do cargo, está a de substituir o presidente da República, nos termos do art. 80 da Constituição, e a de integrar o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional.
É o presidente que designa a ordem do dia das sessões, ou seja, aquilo que entrará em pauta de votação.
Ele também define abertura de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI's) e é quem aceita pedidos de impeachment do presidente da República.
Na ausência do presidente, as sessões do Plenário são presididas, sucessivamente, pelos vice-presidentes, secretários e suplentes ou, finalmente, pelo deputado mais idoso, entre os de maior número de legislaturas.
1ª Vice-Presidência
Nárcio Rodrigues (PSDB-MG)
O vice-presidente é quem substitui o presidente em suas ausências ou impedimentos e elabora pareceres sobre os requerimentos de informações e os projetos de resolução que tramitarem na Câmara.
2ª Vice-Presidência
Inocêncio Oliveira (PR-PE)
Cabe ao detentor do cargo substituir o presidente nas ausências ou impedimentos simultâneos deste e do primeiro vice-presidente. O 2º vice também é quem examina os pedidos de ressarcimento de despesa médica dos deputados e exerce a função de corregedor.
Cabe ainda ao 2º vice fomentar a interação institucional entre a Câmara dos Deputados e os órgãos do Poder Legislativo dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, com vistas a desenvolver sistematicamente a ação legislativa.
1º Secretaria
Osmar Serráglio (PMDB-PR)
Cargo bastante visado pelos deputados. O 1º secretário atua como uma espécie de prefeito na Casa. Por ele passam todas as decisões sobre os serviços administrativos da Câmara.
Ele também recebe convites, representações, petições e memoriais dirigidos à Câmara. Cabe ao detentor do cargo receber e fazer a correspondência oficial da Casa, exceto a das Comissões.
O 1º secretário também encaminha indicações e requerimento de informação a ministros de Estado ou a qualquer titular de órgão diretamente subordinado à Presidência da República; receber as respostas, fazer o controle e arquivar provisoriamente toda a documentação referente aos últimos. Também cabe à 1ª Secretaria:
Interpretar e fazer observar o ordenamento jurídico de pessoal e dos serviços administrativos da Câmara.
Dar posse ao diretor-geral da Câmara e ao secretário-geral da Mesa.
Decidir, em primeira instância, recursos contra atos do diretor-geral da Câmara.
Ratificar despesas da Câmara dos Deputados.
Credenciar assessores parlamentares dos ministérios e de entidades da administração federal indireta; entidades de classe superior, de empregados e empregadores, autarquias profissionais e outras instituições de âmbito nacional da sociedade civil, profissionais da imprensa e firmas prestadoras de serviços à Câmara.
2ª Secretaria
Ciro Nogueira (PP-PI)
Cabe ao 2º secretário providenciar passaporte diplomático, pedir nota de visto ao Itamaraty e fornecer informações diversas referentes a passaportes diplomáticos.
3ª Secretaria
Waldedmir Moka (PMDB-MS)
Quem assume a 3ª Secretaria tem o dever de controlar o fornecimento de requisições de passagens de transporte aéreo aos Deputados. Outra atribuição é examinar os requerimentos de licença e justificativa de faltas e exercer a função de corregedor-substituto.
4ª Secretaria
José Carlos Machado (PFL-SE)
O 4º secretário supervisiona o sistema habitacional da Câmara dos Deputados, distribui as unidades residenciais aos deputados e propõe à Mesa a compra, venda, construção e locação de imóveis. Além de encaminhar à Diretoria-Geral concessão de auxílio-moradia aos deputados que não residam em imóveis funcionais.
Suplentes
1º Manato (PDT-ES), 2º Arnon Bezerra (PTB-PE), 3º Alexandre Silveira (PPS-MG), 4º Deley (PSC-RJ)
Os suplentes terão as designações de primeiro, segundo, terceiro e quarto, de acordo com a ordem decrescente da votação obtida, e incumbir-se-ão, dentre outras, das seguintes atribuições:
Substituir os secretários de acordo com sua numeração ordinal.
Substituir os secretários da Mesa em suas faltas, de acordo com sua numeração ordinal.
Tomar parte nas reuniões da Mesa.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores