Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
26/1/2007 9:16
O presidente Lula declarou hoje (26) que os juros vão continuar a cair, mas sem colocar em risco a economia. Durante entrevista no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, ele defendeu a política de queda de juros do Banco Central. “Você não consegue reduzir a taxa de juros num passe de mágica. Estamos reduzindo a um ano essa taxa", afirmou
Lula também disse que a política econômica do seu governo criou a certeza na população de que não houve "aventura" em seu mandato, e que “não dá pra ter desenvolvimento econômico sem responsabilidade fiscal". Na avaliação do presidente, "as coisas [no Brasil] estão relativamente arrumadas". "Aquele que me suceder vai pegar um país muito mais arrumado do que eu peguei”, disse Lula, que ainda apresentou um balanço dos programas sociais do seu primeiro mandato.
Rodada de Doha
Na sua explanação, Lula aproveitou para defender a retomada da Rodada de Doha de liberalização do comércio mundial, que foi suspensa em julho do ano passado. O subsídio dado pelos Estados Unidos a sua produção agrícola foi alvo de críticas.
"O Brasil fará sua parte e os países ricos farão a sua. É preciso que EUA e UE se entendam. O que a gente não gasta em um acordo comercial, gasta em uma guerra contra o Iraque", e acrescentou: “Se a gente quiser evitar o terrorismo e o crescimento do crime organizado a Rodada de Doha é o caminho. O caminho para a esperança”.
Lula pediu investimentos para programas dos países pobres. “Precisamos parar de viajar pelo mundo chorando a miséria. A responsabilidade pela a situação do Brasil é nossa”, afirmou.
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem