Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Inflação registra menor resultado em oito anos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Inflação registra menor resultado em oito anos

Congresso em Foco

12/1/2007 | Atualizado às 12:50

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (12) que  o índice oficial de inflação registrou no ano passado o menor resultado em oito anos. Em 2006, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 3,14%, abaixo do resultado de 2005 (5,69%) e o menor índice desde 1998 (1,65%).
 
A divulgação dos novos números mostra que o governo federal está conseguindo cumprir com folga a meta de inflação, que era de 4,5%, e o cenário previsto para este ano é de mais um período de preços comportados, marcando a entrada do país em um novo ciclo de inflação baixa.

"A redução na taxa foi determinada pela boa oferta de produtos agrícolas, a influência do câmbio e menores aumentos na energia elétrica e combustíveis", apontou o IBGE.

Desde que o sistema de metas de inflação foi introduzido no país, em 1999, o governo conseguiu cumprir cinco vezes a meta anual, mas essa foi a primeira vez que o resultado final do IPCA ficou bem abaixo do centro da meta.

"O ano de 2006 marcou o fim da cultura inflacionária. O relevante, economicamente, é que essa taxa é a menor desde 2002, quando atingiu o pico de 12,53 por cento, por conta da eleição que puxou o dólar. Desde então, houve uma ação da política monetária, e em 2006 vimos se concretizar de fato uma desindexação da economia", afirmou Eulina Nunes dos Santos, economista do IBGE.

A inflação só não foi menor devido à pressão de itens como planos de saúde (12,30%), colégios (6,79%), tarifas dos ônibus urbanos (8,11%) e salários dos empregados domésticos (10,73%), acompanhando o reajuste do salário mínimo, que passou de R$ 300,00 para R$ 350,00 (16,67%).

Por sua vez, o câmbio contribuiu para a estabilidade dos preços de produtos de higiene pessoal e a queda de 12,07% nos custos de produtos como aparelhos de TV, som e informática.

BH tem o maior índice

Segundo o IBGE, a região que atingiu o maior índice em 2006 foi Belo Horizonte (4,96%). Curitiba teve a menor (2,5%), e São Paulo ficou em 2,63%.


Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

teste

PDT define apoio para presidência da Câmara hoje

Izar avalia que escolha de terceiro nome está mais difícil

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem

2

PEC da Blindagem

Protestos contra PEC da Blindagem tomam ruas neste domingo

3

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

4

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

5

SERVIDOR LICENCIADO

PF abre processo disciplinar contra Eduardo Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES