Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
9/1/2007 | Atualizado às 16:29
A reunião do PMDB no Congresso Nacional, que vai decidir se o partido lançará candidatura própria à presidência da Câmara, ou se apoiará um dos candidatos da base aliada do governo, Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP), ainda não começou. O encontro será à portas fechadas, sem a presença da imprensa.
No entanto, já se especula que os peemedebistas não estão querendo lançar um nome do partido na disputa. A opção de apoiar Aldo ou Chinaglia parece mais atraente para a legenda.
Questionado se o partido tinha limite de prazo para decidir quem apoiará, ou se vai lançar um nome próprio na sucessão da Câmara, o deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), afirmou que a escolha de um nome para apoiar representaria “um divisor de águas” neste momento.
“Se o PMDB não decide, não tem limite. Mas, se decidir, isso é um divisor de águas. Uma terceira candidatura só terá espaço se o PMDB não se decidir”, afirmou o deputado ao Congresso em Foco. "Eu acho que é acordo com o PT ou adiamento", acrescentou o deputado gaúcho.
De acordo com Ibsen, o problema do PMDB para lançar candidatura própria é que o partido não consegue definir um nome.
Segundo o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), o partido é decisivo na sucessão da Casa. “A posição do PMDB é fundamental e decisiva”, afirmou.
O líder do PMDB na Câmara, deputado Wilson Santiago (PB), acredita que a falta de um acordo ontem na reunião da base aliada com o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, prejudica uma decisão. "Esperávamos fazer a reunião com uma posição definida pelo governo. O que ainda não aconteceu. Vai depender agora da votação da bancada", afirmou.
Por sua vez, o deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) criticou a candidatura alternativa, afirmando que este não é o caminho que o partido pretende seguir. (Soraia Costa)
Temas
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
Reforma Tributária
Regulamentação da reforma tributária deve ser votada esta semana
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição