Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
3/6/2009 14:23
Rodolfo Torres
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira (3) que, apesar da crise financeira internacional, as reservas internacionais do Brasil estão maiores. Ele destacou que em setembro de 2008, quando diversas instituições financeiras americanas decretaram falência, as reservas brasileiras eram de US$ 205,1 bilhões. Já em 1° de junho deste ano, esse valor chega a US$ 205,4 bilhões.
Meirelles também destacou que nesse mesmo período houve queda da dívida pública em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). Em setembro de 2008, a dívida correspondia a 40,5% do PIB. Hoje, ela é de 38%. As declarações de Meirelles foram dadas na audiência pública promovida pelas comissões especiais criadas na Câmara para avaliar os efeitos da crise global no país.
O presidente do Banco Central também ressaltou a valorização dos papéis brasileiros no exterior e avalia que o Brasil será o único membro do G-20 (grupos das vinte maiores economias do planeta) que sairá fortalecido da turbulência financeira internacional.
Ele ainda descartou a possibilidade de o país taxar investimentos estrangeiros neste momento como forma de impedir a queda acentuada do valor do dólar em relação ao real, e afirmou que nas próximas semanas chegara ao Congresso o projeto que cria do Fundo Garantidor para Micro e Pequenas. Segundo Meirelles, o fundo terá por objetivo garantir investimentos no setor produtivo nacional.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares
IMUNIDADE PARLAMENTAR