Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PMDB segura indicações para CPI até meia-noite

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PMDB segura indicações para CPI até meia-noite

Congresso em Foco

26/5/2009 19:31

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

O PMDB vai esperar até o último minuto para apresentar os três senadores que ocuparão as vagas destinadas ao partido na CPI da Petrobras. Regimentalmente os peemedebistas têm até meia-noite desta terça-feira para indicar os membros da comissão. A demora também afeta o resto da base, que não revelou outros quatro parlamentares da CPI. Somente Jefferson Praia (PDT-AM) está confirmado.

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), passou o dia reunido com membros do partido e da base aliada. No início da noite de hoje, ele afirmou que a dificuldade para apontar os três peemedebistas deve-se ao fato de o partido possuir a maior bancada na Casa. "O membro ideal é aquele que tenha lealdade ao partido, ao país, à Petrobras", afirmou Renan.

Entretanto, observadores avaliam que Renan está passando um recado ao Palácio do Planalto. Nos últimos dias, o PMDB deixou claro que quer diretorias da Petrobras em troca de apoio na CPI. A demora, avaliam parlamentares ouvidos pelo Congresso em Foco, é para causar suspense no Palácio do Planalto. Caso não seja contemplado com os cargos na empresa, Renan escolheria senadores "menos obedientes" e com perfil mais oposicionista.

Obstrução

Enquanto o PMDB não se define, a oposição promete obstruir a pauta do plenário. A decisão veio após Renan Calheiros afirmar ao líder do DEM, José Agripino (RN), que a base quer presidência e relatoria da CPI da Petrobras. "Se eles têm número na CPI para eleger o presidente e o relator, nós temos número para votar o que é do nosso interesse e nosso interesse agora é derrubar o Fundo Soberano", disse Agripino.

Para Renan, ainda é possível fazer um acordo. Mas, ao sair da reunião com membros do partido, ele disse que ainda não é momento de pensar em presidência e relatoria. "Primeiro temos que indicar os nossos membros. Presidência e relatoria só amanhã (quarta-feira, 27)", comentou o peemedebista. O líder do PMDB mandou outro recado, desta vez destinado à oposição: "CPI é direito de minoria. Mas presidência e relatoria quem escolhe é a maioria. Se não houver acordo, vamos no voto".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Provisoriamente, base derruba lista fechada na Câmara

Instalação da CPI depende da oposição, diz peemedebista

Minc pedirá veto se Senado aprovar MP que flexibiliza licenciamento

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem

2

PEC da Blindagem

Protestos contra PEC da Blindagem tomam ruas neste domingo

3

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

4

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

5

SERVIDOR LICENCIADO

PF abre processo disciplinar contra Eduardo Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES