Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
30/10/2008 18:17
De olho no apoio do PMDB para fortalecer a candidatura do petista Tião Viana (AC) à sucessão da presidência do Senado, a líder do PT no Senado, Ideli Salvati (SP), afirmou há pouco ao Congresso em Foco que o partido irá buscar adesão dos peemedebistas que divergem dos caciques do partido. Contando com um racha de posições dentro do próprio partido, a líder não descartou a possibilidade de partir para o corpo-a-corpo para angariar votos.
“A posição do PMDB de querer candidatura própria é legítima, mas nem todos pensam assim. O senador Pedro Simon, por exemplo, me ligou dizendo que pensa diferente, que advoga diferente, e declarou seu apoio a Tião. O senador Jarbas [Vasconcelos] também já garantiu a Tião o seu apoio”, declarou Ideli.
O Congresso em Foco procurou os senadores Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos para confirmar seus posicionamentos, mas os peemedebistas não foram encontrados. A colocação de Ideli foi dada em resposta ao jantar realizado na noite de ontem (29) na casa do vice-líder do PMDB no Senado Valter Pereira (MS). Segundo o vice-líder, na ocasião, a bancada do partido teria fortalecido a idéia de lançar candidato próprio à sucessão presidencial.
Na noite de quarta-feira (28), a bancada do PT no Senado se reuniu para oficializar a candidatura de Tião Viana à presidência da Casa e declarar apoio ao presidente do PMDB, Michel Temer (SP), que concorrer à presidência da Câmara. A estratégia petista é tentar sensibilizar a bancada peemedebista no Senado, demonstrando gesto de apoio ao PMDB na Câmara.
“Tem parlamentares da própria oposição que acham legítima a alternância das presidências nas duas Casas. Estamos trabalhando na perspectiva de que devemos construir uma sucessão que agregue e valorize o Senado. É com essa concepção que trabalhamos a candidatura de Tião”, concluiu a líder petista. (Renata Camargo)
Leia também:
PMDB sinaliza candidatura própria no Senado
PPS dá sinais de apoio a Michel Temer
PT fecha acordo com Temer mesmo com disputa no Senado
Temer é o nome do PMDB para presidir a Câmara
Temer: PMDB não usará eleições para ampliar espaço no governo
Do ministério para a presidência do Senado
Racha na base e baixo clero desafiam candidatura de Temer
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil