Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
17/10/2008 | Atualizado às 17:24
Os 14 deputados que disputam o segundo turno das eleições municipais e os demais 567 parlamentares que compõem o Congresso Nacional terão a próxima semana livre para se dedicar à reta final da campanha eleitoral.
Os presidentes da Câmara e do Senado suspenderam as votações previstas para a semana que vem, numa reedição do “recesso branco” que paralisou por quase um mês, antes do primeiro turno, as atividades das duas Casas.
Ao todo, dez deputados são candidatos a prefeito nas 30 cidades onde haverá segundo turno no próximo dia 26. Outros quatro são candidatos a vice-prefeito (saiba quem são eles). Dos 95 parlamentares que disputaram o primeiro turno, 68 foram derrotados no último dia 5 (leia mais).
Após acordo entre governo e oposição, deputados votaram esta semana cinco medidas provisórias na tentativa de liberar a pauta para a análise de propostas consideradas prioritárias.
Apesar da suspensão das votações, está prevista para a próxima quarta-feira (22), no Senado, uma audiência com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, na Comissão de Assuntos Econômicos. Em discussão: o impacto da crise financeira no Brasil.
Assim que retomarem as votações, após o segundo turno, os deputados terão de analisar, entre outros itens, a MP 422/08, que permite ao Banco Central socorrer instituições financeiras de pequena porte, e o projeto de lei que cria o Fundo Soberano do Brasil.
Também aguardam deliberação do Plenário a proposta que altera o índice de correção salarial do piso nacional dos professores da educação básica e a que cria cargos em comissão no Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), na Sudene e na Sudam (PL 3430/08).
Já os senadores deverão, assim que voltarem a deliberar, examinar as medidas provisórias aprovadas esta semana pelos deputados. (Edson Sardinha)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil