Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Líderes e bancadas travam duelo no Conselho

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Líderes e bancadas travam duelo no Conselho

Congresso em Foco

28/5/2008 14:26

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A força dos líderes da Câmara e de seus liderados vai ser testada na eleição do novo presidente Conselho de Ética, que começa às 14h30 de hoje (28), daqui a alguns instantes. Enquanto os comandantes dos partidos da base querem cumprir um acordo para deixar a vaga com o PTB, vários conselheiros ignoram esse entendimento e defendem uma candidatura diferente.
 
O candidato do PTB é o deputado Sérgio Moraes (RS). Apesar de ter contra si três processos no Supremo Tribunal Federal (STF), o líder do PTB, Jovair Arantes (GO), diz que ele tem qualidades até para presidir a Câmara. E é categórico ao exigir o cumprimento do acordo.
 
“O bom senso tem que prevalecer. E comigo só se fala uma vez”, disse ele, ontem, após sair de uma reunião com todos os líderes da base em sua residência. Os dois maiores partidos do bloco que, sozinho, tem condições de eleger o presidente são PMDB e o PT. As legendas orientaram seus comandados a votarem em Sérgio Moraes.
 
Mas o deputado Paulo Piau (PMDB-MG) – que substituiu em várias ocasiões o ex-presidente do Conselho, o falecido deputado Ricardo Izar (PTB-SP) – nega a existência de um vínculo partidário na disputa. “Não é uma prerrogativa do PTB. Ali não existe acordo partidário. Quem define [o presidente] são os conselheiros”, lembra o parlamentar.
 
O conselheiro Marcelo Ortiz (PV-SP) diz desconhecer o acordo de manter a presidência com o PTB. Ele pretende se candidatar, mas buscava uma solução regimental para isso, porque é suplente no conselho.
 
Outro conselheiro consultado pelo Congresso em Foco também negou o acordo pró-PTB. “O acordo era para elegermos o Izar. O acordo era com o Izar, e não com o PTB”, afirmou o deputado.
 
Paulo Piau se apresenta como alternativa na eleição e diz que há “um movimento” de apoio a seu nome com pelo menos oito deputados – o suficiente para elegê-lo. Entretanto, ele avalia que, se Sérgio Moraes, apresentar as características exigidas para o cargo, poderá apoiar a sua candidatura ou a de outra pessoa. (Eduardo Militão)
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Mangabeira: terra indígena é "generosidade" do país

Direito admite pesquisa sem destruição de embriões

Mangabeira Unger debate Raposa Serra do Sol

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES