Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Manchetes dos jornais de hoje - 09set07

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Manchetes dos jornais de hoje - 09set07

Congresso em Foco

9/9/2007 | Atualizado às 8:22

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Jornal do Brasil

Lula compra imóvel de cooperativa sob suspeita
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os três maiores fundos de pensão estatais e boa parte da cúpula do governo e do PT decidiram investir, nos últimos quatro anos, na Bancoop, cooperativa investigada por suspeita de desvio de recursos e lavagem de dinheiro. Em 2005, Lula adquiriu cotas para comprar um luxuoso dúplex na praia do Guarujá. Fundada em 1997 pelo hoje presidente do PT, Ricardo Berzoini, e comandado pelo alto escalão do partido, a importante construtora de imóveis em São Paulo transformou-se numa empresa com déficit de R$ 100 milhões. O patrimônio dos 3 mil cooperados está ameaçado".

Acaba a obra em Congonhas
"A instalação das ranhuras na pista principal terminou ontem. No Rio, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, desautorizou de novo a Anac, que havia declarado o fim da crise aérea".

Folha de S. Paulo

Planalto quer que Renan se licencie caso seja absolvido
"O Planalto pressiona o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a se licenciar do cargo caso seja absolvido em plenário nesta quarta, quando a Casa julgará em votação e sessão secretas o pedido de cassação do seu mandato, aprovado pelo Conselho de Ética. A posição oficial do governo é de neutralidade, mas o Planalto teme que a cassação de Renan abra espaço à eleição de um oposicionista. Com a licença, assumiria o primeiro-vice-presidente, Tião Viana (PT-AC)".

Pressões regionais devem influenciar voto sobre cassação
"Na reta final de processo contra Renan, arranjos estaduais, assim como interesses partidários, ganham importância entre senadores. Levantamentos de partidos mostram que há um grupo de 10 a 15 parlamentares cuja decisão está sob a influência de fatores locais".

Metade do país não faz exercício, revela pesquisa
"Pesquisa Datafolha para a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) mostra que quase metade dos brasileiros (49%) não pratica atividade física, relata Cláudia Collucci. O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, que matam 300 mil por ano no Brasil. Segundo o levantamento, feito com 2.012 pessoas dos 18 aos 70 anos, o índice de sedentarismo sobe conforme a pessoa envelhece: é de 39% na faixa de 18 a 24 anos e aumenta para 57% entre os idosos de 60 a 70 anos. Para especialistas, o país-modelo é a Finlândia, onde só 8% não fazem exercícios. A pesquisa revela ainda que os homens se exercitam mais que as mulheres (60% a 41%) e que corrida/caminhada é o esporte preferido dos dois, empatada com futebol no caso dos homens. Cardiologistas avaliam que o sedentarismo está diretamente ligado à mecanização nas cidades".

O Estado de S. Paulo

Sonegação de impostos equivale a 30% do PIB
"Sonegação de impostos e carga tributária têm quase o mesmo tamanho no Brasil. Para uma carga de 35% do Produto Interno Bruto (PIB), a sonegação é da ordem de 30% do PIB, estima o professor de finanças públicas André Franco Montoro Filho. Especialistas avaliam que a carga elevada é justamente uma das causas da sonegação. "Quanto maior a alíquota do imposto, maior o prêmio pelo crime", diz o consultor tributário Clóvis Panzarini. Pelo cálculo dos economistas, uma redução de 20% nas alíquotas dos impostos faria a sonegação cair a ponto de elevar a arrecadação global para 40% do PIB. Estudo da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo aponta os setores em que a sonegação é maior. O comércio varejista, por exemplo, sonega 60% do que vende. Para combater o problema, o governo paulista vai lançar um sistema que permitirá ao consumidor receber de volta parte do imposto cobrado, desde que peça nota fiscal".

Dossiê de usineiro compromete Renan
"O que mais preocupa hoje o presidente do Senado, Renan Calheiros, é a acusação de ter sido dono oculto de rádios de Alagoas avaliadas em R$ 2,5 milhões. O usineiro João Lyra, ex-sócio do senador e hoje seu adversário, enviou ao Congresso 16 documentos com o objetivo de provar que Renan usou uma rede de laranjas para que seu nome não aparecesse. O repórter Expedito Filho teve acesso à papelada e relata: senadores e técnicos que analisaram o dossiê preparado por Lyra ficaram impressionados com as evidências contra Renan".

Transferência obrigatória para obras do PAC causa polêmica
"A Medida Provisória 387, editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia de agosto, está provocando uma forte polêmica na área técnica. Ela criou a “transferência obrigatória” de recursos da União para Estados e municípios, com o objetivo de agilizar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Mas vários especialistas em finanças públicas - inclusive técnicos do próprio Tesouro Nacional - acham que a MP fere a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A desconfiança generalizada é a de que o governo criou a 'transferência voluntária' para contornar as limitações, definidas na Lei de Responsabilidade Fiscal, para as transferências de recursos federais a Estados e municípios que não estejam com suas obrigações financeiras e fiscais em ordem".

Sonegação já empata com a carga tributária
"A sonegação de impostos no País tem quase a mesma proporção da carga tributária. Para uma carga que beira os 35% do Produto Interno Bruto (PIB), a sonegação é da ordem de 30%. A projeção é do professor de finanças públicas licenciado da Universidade de São Paulo e presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - Etco, André Franco Montoro Filho. Para chegar a essa conclusão, ele considerou informações de cinco setores que integram o instituto - combustíveis, fumo, medicamentos, bebidas e tecnologia - e projetou os dados para a economia. Nesses setores, a sonegação chega a 30%".

Correio Braziliense

Mais da metade das contas que chegam ao TCU são irregulares
"Ministros do Tribunal de Contas da União estão assustados com o número de processos viciados de aplicação de verbas públicas, que disparou da média de 30% nos últimos sete anos para 52,6% no segundo trimestre de 2007. Denúncias de corrupção e desvio de dinheiro dos cofres oficiais quadruplicaram no mesmo período".

Placar apertado e pressão no julgamento de Renan
"O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), está sendo aconselhado por seus aliados a trocar o cargo pelo mandato de senador, num acordo de bastidores com a oposição, no qual ele sofreria uma punição mais branda do que a cassação. Esse acordo salvaria seu mandato e, em parte, a imagem da Casa. Renan, entretanto, teme que o gesto acabe resultando na aprovação do pedido de cassação, pois seria um sinal de fraqueza numa hora decisiva. Ele será julgado em sessão secreta na quarta-feira. Levantamento feito pelo Correio mostra um cenário apertado. Apuração junto a parlamentares e líderes de bancada apontou 30 votos pela cassação, 28 pela absolvição e 23 indefinidos. São senadores que não revelam o voto. Para que Renan perca o mandato, é preciso que 41 parlamentares votem pela cassação".

Inflação ameaça presidente
"Lula teme que o aumento desenfreado no valor dos alimentos afete sua popularidade. Estratégia é evitar que os preços, poderosos aliados na reeleição, tornem-se inimigos".

As feridas abertas de uma tragédia radiativa
"Vinte anos depois do maior desastre radiativo urbano do mundo, a lista das vítimas do césio 137 em Goiânia não pára de crescer. Até hoje, Roberto dos Santos Alves teme represálias e enfrenta preconceitos".
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

"Cabeças" elegem os dez parlamentares mais influentes do Congresso

"Cabeças" elegem os dez parlamentares mais influentes do Congresso

Jobim contesta Anac e diz que crise não está superada

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

3

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES