Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Empresários têm maior bancada no Congresso desde 1995

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Empresários têm maior bancada no Congresso desde 1995

Congresso em Foco

14/5/2007 | Atualizado 15/5/2007 às 17:07

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Lucas Ferraz

Desde a legislatura encerrada em fevereiro de 1995, os empresários não formavam uma bancada tão numerosa no Congresso. Dos 618 congressistas que assumiram o mandato este ano, entre titulares e suplentes, 219 (35%) têm algum tipo de empresa – são 190 deputados e 29 senadores.

O grupo constitui, na atual legislatura, a maior bancada suprapartidária formada em torno de temas e interesses comuns. A lista inclui todos aqueles que são sócios de empresas ou exercem atividade empresarial urbana ou rural, inclusive agricultores (desde que não se dediquem à agricultura familiar), pecuaristas e parlamentares que controlam complexos empresariais embora seus nomes não figurem como cotistas do capital.

Os dados estão no livro O que esperar do novo Congresso – perfil e agenda da legislatura 2007/2011, que o Congresso em Foco lançará amanhã (quarta, 16), no 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados. O trabalho foi desenvolvido em parceria com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), em projeto patrocinado pela Brasil Telecom.

Entre os parlamentares empresários, está Camilo Cola (PMDB-ES), o segundo mais idoso (83 anos) entre os deputados. Camilo, que está em seu primeiro mandato, é dono da Viação Itapemirim, uma das maiores empresas de transporte rodoviário do país. Ele foi também o congressista que declarou à Justiça Eleitoral ter o maior patrimônio: R$ 259,5 milhões.

Outra bancada que apresenta crescimento expressivo nesta legislatura é a dos ruralistas, com 120 integrantes no Congresso. Na última legislatura (2003/2007), ela era composta por 111 parlamentares. Hoje, eles representam 19,5% dos deputados e senadores.

Evangélicos e sindicalistas em queda

Dois tradicionais grupos suprapartidários, no entanto, tiveram queda no número de congressistas entre a última e a atual legislatura: os evangélicos e os sindicalistas. A bancada sindicalista teve redução de 11 congressistas – eram 74 na última legislatura e agora são 63. Desses, 47 são petistas.

Na última legislatura, os evangélicos somavam mais de 60 parlamentares. A bancada diminuiu, em parte, por causa do envolvimento de vários de seus integrantes num escândalo que sacudiu o Congresso: o da máfia das ambulâncias.

Atualmente, a bancada conta com 43 representantes. Na Câmara, 41 deputados são evangélicos (8%); no Senado, são apenas dois: Magno Malta (PR-ES) e Marcelo Crivella (PRB-RJ), sobrinho do fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo.

Negros e mulheres

Outra dado apontado pelo livro é a baixa representação das mulheres e dos negros no Legislativo. A participação feminina no Parlamento não passa de 9%, enquanto a de afrodescendentes é de 2,5%. A representação de brasileiros de origem asiática (0,6%) guarda relação com a participação que esse grupo populacional possui no país. O novo Congresso não tem nenhum membro de comunidades indígenas.

O levantamento também mostra que ser empresário, ter ocupado cargo público e ser parente ou cônjuge de políticos são as características comuns mais marcantes dos recém-chegados ao Congresso Nacional. Dos 206 parlamentares que chegaram ao Parlamento federal pela primeira vez em 2007, 141 haviam exercido antes outros cargos eletivos (desde vereador até senador e governador).

Dos 65 restantes, os supercalouros do novo Congresso (que jamais exerceram mandato eletivo antes), 41,5% têm algum tipo de atividade empresarial, 34% já ocuparam cargos públicos – desde secretário ou assessor municipal até ministro de Estado – e 34% são parentes ou cônjuges de políticos (leia mais).

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

2

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

3

Revisão

Haddad diz estar aberto a flexibilizar mudanças no seguro-defeso

4

Ocupação da Câmara

Deputado que ocupou Câmara pede punição até para ele mesmo

5

PLATAFORMAS DIGITAIS

Após vídeo de Felca, Lula enviará ao Congresso projeto sobre big techs

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES