Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
19/4/2007 | Atualizado às 12:17
A Câmara dos deputados acaba de aprovar em votação simbólica a Medida Provisória 345/07, que cria os instrumentos necessários para o funcionamento da Força Nacional de Segurança Pública. A medida autoriza o governo federal a firmar convênio com os estados para executar ações de segurança.
A MP já tinha sido aprovada pela Câmara no dia 6 de março e, na terça-feira (17), foi votada pelo Senado. Como os senadores a aprovaram com três emendas, foi necessária uma nova votação pelo Plenário da Câmara. Agora, a matéria vai à sanção presidencial.
Os deputados aprovaram as emendas 1 e 3 do Senado. A primeira retira dos termos da cooperação a criação de um cadastro nacional informatizado de ocorrências e antecedentes criminais. A Emenda 3 elimina a obrigatoriedade de o Fundo Nacional de Segurança Pública custear a educação dos filhos menores de policiais mortos em ações da Força Nacional.
Rejeitada, a Emenda 2 foi a que causou mais polêmica entre os deputados. Quando a MP foi apreciada na Câmara, o Plenário estendeu o benefício de indenização em caso de invalidez ou morte a policiais civis, policiais federais, e policiais rodoviários federais que atuem na Força Nacional de Segurança Pública. No texto original do executivo e também na versão aprovada no Senado, a indenização de R$ 100 mil é exclusiva de policiais militares. (Carol Ferrare)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil