Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Ministério Público abre investigação contra prefeito que falou em ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Brasil

Ministério Público abre investigação contra prefeito que falou em "castrar meninas"

Ministério Público instaurou investigação contra o prefeito Mario Esteves, de Barra do Piraí (RJ), que falou em "castrar essas meninas"

Congresso em Foco

18/9/2023 | Atualizado às 16:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ministério Público instaurou  investigação contra o prefeito Mario Esteves, de Barra do Piraí (RJ), que falou em

Ministério Público instaurou investigação contra o prefeito Mario Esteves, de Barra do Piraí (RJ), que falou em "castrar essas meninas". Foto: Prefeitura de Barro da Piraí
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) instaurou nesta segunda-feira (18) uma apuração preliminar para investigar as declarações do prefeito Mario Esteves, de Barra do Piraí (RJ), que falou em "castrar essas meninas" do município para controlar o crescimento da população. A cena foi captada em vídeo. Segundo o Ministério Público, o trabalho de apuração se dará em torno dos excessos do discurso e avaliação de eventual responsabilidade por parte do prefeito. Na ocasião, o prefeito falava sobre uma creche que será inaugurada em outubro. Ao reclamar sobre a quantidade de crianças no município, Mario Esteves fala em "castrar essas meninas" porque "haja creche para ser construída nos próximos anos". Também diz que deveria haver uma lei restringindo o número para "no máximo dois". "Temos a creche que vai ser inaugurada em outubro, Wlader [secretário de Obras Públicas do município]. Cadê você? Outubro, Wlader. A gente começar 2024 com as crianças, porque o que não falta em Barra do Piraí é criança. Cadê o Dione [secretário de Saúde]? Tem que começar a castrar essas meninas. Controlar essa população. É muito filho, cara. É no máximo dois. fazer uma lei lá na Câmara, no máximo dois, né, porque haja creche para ser construída nos próximos anos. Isso tinha que ser um projeto federal, estadual, municipal, porque precisa sim desse controle e é muita responsabilidade colocar filho no mundo" Veja o vídeo [video width="634" height="360" mp4="https://static.congressoemfoco.com.br/2023/09/prefeito.mp4"][/video] Segundo o MPRJ, o caso teve grande repercussão na mídia, e diversas notícias veiculadas por órgãos de imprensa foram anexadas ao procedimento da promotoria, que estabeleceu o prazo de dez dias úteis para que o prefeito preste esclarecimentos sobre o teor de seu discurso, no qual defendeu "castrar" as "meninas" da cidade. "Deverão ser comprovadas documentalmente quais medidas de controle populacional foram efetivamente implantadas durante o seu governo, especialmente a quantidade de cirurgias de laqueadura e vasectomia, os critérios para aprovação de tais cirurgias, bem como a distribuição de preservativos e outros métodos contraceptivos na rede municipal de saúde", diz o MPRJ. O Congresso em Foco tentou contato com a Prefeitura de Barra do Piraí, mas não obteve resposta. Este espaço está aberto para receber uma eventual manifestação. Mario Esteves é prefeito de Barra do Piraí em seu segundo mandato, eleito em 2016 e reeleito em 2020. Ainda no final de semana, o Solidariedade, partido que o prefeito integrava, decidiu pela sua expulsão.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Direitos humanos investigação prefeito Barra do Piraí castração

Temas

Justiça País Democracia Notícia

LEIA MAIS

VIDA QUE SEGUE

Alexandre de Moraes vai a estádio horas após sanção dos EUA

Sanção internacional

Associação Brasileira de Imprensa manifesta apoio a Moraes após sanção

Senado

Comissão de Direitos Humanos realiza audiência sobre PNDH-3

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

2

15º estado

Prêmio Congresso em Foco é o 15º maior colégio eleitoral do país

3

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

4

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

5

Tarifaço

Suco de laranja, carvão e peças de avião estão fora da tarifa dos EUA

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES