Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Receita vê irregularidade em bens de 89 parlamentares

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Receita vê irregularidade em bens de 89 parlamentares

Congresso em Foco

12/12/2006 6:59

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Receita Federal encontrou irregularidades na movimentação financeira e na declaração de bens de 89 dos 90 parlamentares inicialmente investigados pela CPI dos Sanguessugas, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com a reportagem de Sônia Filgueiras, 35 deles já foram intimados pelo Leão para prestar esclarecimentos. Os outros 54 ainda serão chamados. A Receita também está concluindo a checagem das informações fiscais de outras 150 pessoas ligadas ao esquema de venda de emendas para compra de ambulâncias superfaturadas.

A máfia dos sanguessugas, segundo a Polícia Federal, movimentou pelo menos R$ 110 milhões e, conforme depoimento de Luiz Antônio Vedoin, chefe do esquema, teria distribuído mais de R$ 13 milhões em propinas a agentes públicos ou intermediários.

O trabalho do Fisco independe dos resultados da CPI, que inocentou 18 dos 90 investigados. Por isso, há parlamentares isentados pela comissão cujas declarações não resistiram à inspeção dos auditores. O mesmo ocorre na Polícia Federal, que conduz mais de 80 inquéritos contra parlamentares.

Segundo o Estadão, se as justificativas apresentadas pelos parlamentares não convencerem os auditores, eles serão autuados, com a cobrança dos impostos devidos e aplicação de multa (de 75% a 150% do tributo devido).

A Receita teria encontrado casas, apartamentos e carros importados não declarados e movimentação financeira incompatível com os rendimentos formais ao examinar o histórico dos parlamentares nos últimos cinco anos.

O trabalho incluiu a busca de informações em cartórios, imobiliárias e cadastros de veículos, além do levantamento das movimentações a partir do volume de recolhimento de CPMF. Em geral, o Fisco considera uma movimentação suspeita quando ultrapassa em cinco vezes a soma dos rendimentos anuais declarados pelo contribuinte.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Para Lula, quem é de esquerda aos 60 tem problemas

Sobre Pinochet

É possível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem

2

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

3

PEC da Blindagem

Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem

4

PESQUISA QUAEST

Eleições: Lula lidera todos os cenários; 76% querem Bolsonaro fora

5

PEC da blindagem

Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES