Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PT intervém para poupar Roseana de ataques

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PT intervém para poupar Roseana de ataques

Congresso em Foco

10/9/2006 9:36

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A direção nacional do PT interveio nas eleições do Maranhão para tentar ajudar o grupo político do aliado José Sarney (PMDB-AP) a se livrar do fogo cerrado do candidato do PSB ao governo, Edson Vidigal, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo reportagem de Lúcio Vaz no Correio Braziliense, Vidigal exibiu, em seu horário eleitoral na TV, um vídeo, gravado em 2000, em que o presidente Lula acusa Roseana Sarney, candidata do PFL ao governo do Maranhão, e o seu grupo de mentir "descaradamente". O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), telefonou para Vidigal e disse que a direção nacional do PT não aprovava o vídeo.

"Depois da conversa, a direção petista forneceu à campanha de Roseana duas novas fitas, gravadas recentemente, em que Lula faz elogios a Sarney. As gravações foram divulgadas inicialmente no horário dos candidatos a cargos proporcionais da coligação de Roseana. Depois, no próprio horário de Vidigal, que parece evitar uma briga direta com José Sarney (candidato à reeleição no Amapá), de quem foi aliado por muitos anos. A briga dele é com Roseana", diz a reportagem.

No vídeo de 2000, em cima de um palanque no Maranhão, Lula diz: "Olha, eu vou contar uma coisa pra vocês. Eu, quando vejo na imprensa de São Paulo a pesquisa dizendo que a Roseana é uma governadora aceita pelo povo do Maranhão." Ele dá uma entonação bastante irônica ao final da frase. É interrompido pelo riso e pelo aplauso do público. Mas logo prossegue: "Eu conheço o Maranhão, gente. Eu já andei de carro e de ônibus esse estado. Aí, eu fico imaginando por que ela aparece bem nas pesquisas. Sabem por quê? Porque a Globo é do pai dela (José Sarney), o SBT é do Lobão (senador Edison Lobão), e a Band é não sei de quem."

O então pré-candidato a presidente da República complementa: "Vocês vêem a TV falando bem deles o tempo inteiro. É por isso que essa gente aparece bem na pesquisa. porque passam o tempo inteiro descaradamente mentindo na televisão". Na época, Roseana era pré-candidata a presidente da República. Depois, viria a apoiar Lula nas eleições de 2002. Nos programas eleitorais deste ano, os três candidatos que tentam derrotar Roseana - Vidigal, Wagner Lago (PDT) e Aderson Lago (PSDB) - têm contestado as pesquisas do Ibope, que dá mais de 60% da preferência do eleitorado para a ex-governadora (1995/2002).

Em seu espaço no rádio e na TV, Vidigal tem atacado Roseana e poupado Lula: "Roseana, você continua dona da Globo, o Lobão continua dono do SBT. e eu acredito no presidente Lula. Por isso, espero que seus veículos de comunicação passem a falar a verdade para o povo maranhense. Roseana, os números da sua pesquisa estão sendo questionados, inclusive na Justiça. Vamos combinar uma coisa? Vamos fazer uma campanha limpa, que fale só a verdade, sem truques, sem manipulação. Não se esqueça, Roseana: mentira tem perna curta".

Como o PSB é aliado do governo Lula, Berzoini telefonou para Vidigal e registrou a posição do PT. "Ele disse que a direção nacional não aprovou o vídeo", contou Vidigal. "Achei que era uma intervenção indevida. Disse a ele que também não aprovava uma série de acordos que a direção nacional vinha fazendo, como o apoio a essa estrutura de poder que comanda o Maranhão há 40 anos. Não voltei ao estado para participar de uma farsa", comentou o candidato em entrevista ao Correio. Ele assegurou que Berzoini não chegou a pedir para ele tirar o vídeo de Lula do ar. "Não dei a ele esse direito", afirmou.

Segundo o Correio, no dia seguinte, a propaganda da coligação de Roseana mostrou dois vídeos. No primeiro, Lula faz um afago a Sarney. "O 'companheiros e companheiras' que eu uso é o mesmo 'brasileiras e brasileiros' que o Sarney continua utilizando". Na segunda gravação, feita na Convenção Nacional do PT realizada em junho deste ano, Lula afirma que Sarney "é o melhor ex-presidente". O motivo seria o seguinte: "Ele aconselha, não fala com a imprensa, ele conversa com a gente". Em seguida, o próprio programa de Vidigal colocou esses trechos no ar.

Se for para o segundo turno com Roseana, o ex-prefeito de São Luís Wagner Lago terá o apoio de Vidigal, um antigo aliado do senador Sarney, e do deputado estadual Aderson Lago, esse um adversário histórico dos Sarney. "O segundo turno será um plebiscito", reconhece o ex-prefeito. Roseana acha que está havendo uma avaliação do seu trabalho à frente do governo por oito anos. O seu programa tem uma linha mais serena, propositiva, mas os ataques muitas vezes a levam para uma posição defensiva.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Oposição volta a cogitar impeachment de Lula

Para Weffort, Lula é a nova versão do "rouba mas faz"

Aliados recebem mais verba do que oposição

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC da Blindagem

Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes

2

Dados

Veja os deputados que mudaram de voto na PEC da Blindagem

3

ELEIÇÕES 2026

Corrida ao Senado preocupa o Planalto e empolga a direita

4

CONGRESSO

Quem é Alessandro Vieira, o relator da PEC da Blindagem

5

INTERNACIONAL

Trump revoga visto de Jorge Messias e amplia sanções a brasileiros

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES