Se as eleições fossem hoje, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela Rede Globo, quatro importantes colégios eleitorais brasileiros encerrariam a disputa para governador no primeiro turno. Em dois deles, Minas Gerais e São Paulo, a vitória seria dos tucanos. Nos outros dois, do PMDB (Rio) e do PFL (Distrito Federal).
No caso de Minas, o governador Aécio Neves (PSDB) venceria com folga. De acordo com a pesquisa, o tucano seria reeleito com 71% dos votos válidos. Diferença de 64 pontos percentuais do adversário mais próximo, Nilmário Miranda (PT), que teve 7% das intenções de voto dos entrevistados. O levantamento consultou 2.002 eleitores, entre 7 e 9 de agosto.
Em São Paulo, o Ibope confirmou o favoritismo do candidato ao governo pelo PSDB, José Serra, com 46% das intenções de voto, o que também lhe garantiria a eleição no primeiro turno. Juntos, os demais candidatos somaram 29% da preferência do eleitorado paulista. O petista Aloizio Mercadante vem em segundo lugar, com 15%. O candidato do PMDB, Orestes Quércia, recebeu 9% das intenções de voto. Foram entrevistados 2.002 paulistas entre 8 e 10 de agosto.
No Rio, o candidato ao governo Sérgio Cabral (PMDB) mantém a vantagem sobre os adversários e venceria a eleição no 1o turno. Considerando apenas os votos válidos, ele seria eleito com 58%. Depois vem
Marcelo Crivella (PRB) com 18%, Denise Frossard (PPS) com 7% e Eduardo Paes (PSDB) com apenas 1%. A porcentagem reflete a opinião de 2.002 eleitores consultados entre 8 e 10 de agosto.
Já no DF, o deputado federal José Roberto Arruda (PFL) venceria a disputa no primeiro turno com 47% dos votos. Em segundo lugar, a governadora Maria de Lourdes Abadia tem 19% das preferências. A petista Arlete Sampaio tem 10%. O candidato do Psol, Antonio Carlos Andrade, 1%. Na capital federal, foram ouvidas 1.806 pessoas entre 8 e 10 de agosto.