Eleitores de cinco estados deverão ter em breve um site com informações sobre candidatos a deputados federais que respondem processos na Justiça ou que são investigados. O nome da página será "SOS Eleitor" e será mantido pelas organizações Transparência Brasil e Contas Abertas.
"Nosso objetivo com a criação do site é que o eleitor possa ter informações sobre quem está se recandidatando e também sobre os que pretendem ter um mandato de deputado federal", diz Fernando Antunes, da organização não governamental (ONG) Transparência Brasil.
Antunes esteve nesta terça-feira no Congresso Nacional, junto com Gil Castelo Branco, da ONG Contas Abertas. Os dois se encontraram com integrantes da CPI dos Sanguessugas.
"Nossa idéia é trabalhar com informações que indiquem a possibilidade de o candidato não merecer o voto do eleitor. Inicialmente seria uma lista negativa de candidatos", acrescentou.
Existem muitas informações sobre os candidatos a deputado federal e, segundo o representante da Transparência Brasil, caberá aos organizadores do site organizar essas informações para auxiliar o eleitor em outubro próximo.
"Vamos selecionar nomes dos candidatos a partir de informações das CPIs do Mensalão, dos Sanguessugas, do Banestado, da sociedade e de órgãos públicos. Vamos também ao Supremo Tribunal Federal, ao Tribunal Superior Eleitoral para verificar quais parlamentares estão respondendo processos, para informar aos eleitores", informou Fernando Antunes.
O representante da ONG Contas Abertas disse que em uma semana o projeto piloto deverá estar praticamente pronto, delineado para que eles retornem à CPI dos Sanguessugas para nova reunião com os parlamentares e também para definição do endereço e data de lançamento.
"Acho que podemos ajudar o eleitor que sente falta de informações sobre os candidatos. Entendemos que o eleitor precisa de mais informações para que possa melhor selecionar os seus candidatos", afirmou.