Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PSDB pede ao TSE a inegibilidade de Lula

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

PSDB pede ao TSE a inegibilidade de Lula

Congresso em Foco

14/6/2006 16:13

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O PSDB entrou com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acusando o presidente Lula e ex-ministro Ciro Gomes de realizarem propaganda eleitoral antecipada, durante inaugurações das obras da Ferrovia Transnordestina, e de uma estação de psicultura, no Ceará, no dia 6 de junho. Os tucanos pedem como punição que o presidente seja considerado inelegível nas eleições pelos próximos três anos.

Na representação, o PSDB também pede que seja instaurada uma investigação judicial eleitoral contra o presidente e contra o ex-ministro pela prática de abuso de poder político e de autoridade. Para o PSDB, o presidente faz "proselitismo" de sua gestão aproveitando-se da infra-estrutura pública para fazer "ataques a terceiros" e "enaltecer a si próprio em franca desobediência ao princípio da impessoalidade que deveria permear os atos oficiais".

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Cesar Asfor Rocha, negou uma decisão em caráter liminar. Em seu despacho, contudo, jogou a decisão final para o Plenário da corte. César Rocha pede que seja o TSE o responsável por determinar que o presidente pare de "fazer proselitismo de sua gestão ou comparação com outras administrações em eventos custeados por recursos públicos em que haja concentração popular".

O discurso

O PSDB também reclama da atuação do ex-ministro Ciro Gomes, que segundo o partido, nos eventos do dia 6 de junho, durante os discursos, ao lado do presidente Lula, "em campanha eleitoral inegável, perpetrou comparação entre governos, para promover o atual".

Entre vários trechos do discurso do ex-ministro destacados pelo PSDB, o partido ressalta que o ex-ministro fez comparação entre governos, para promover o atual, ao declarar que "o modelo ideológico que dominou o Brasil por oito anos antes de Vossa Excelência tomar posse, Presidente da República, não permitia que essa obra fosse realizada".

Além dos discursos de Ciro Gomes, o PSDB diz que a propaganda antecipada também estaria caracterizada na presença de militantes com bandeiras cantando músicas de campanhas eleitorais anteriores nos dois eventos de 6 de junho.

A Lei 9.504/97 autoriza a propaganda eleitoral somente após o dia 5 de julho. A pena para quem desobedecê-la revê multa ao infrator variável de 20 mil a 50 mil Ufir (R$ 21,2 mil a R$ 53 mil).
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Malta apresenta voto em separado na CPI dos Bingos

CPI dos Sanguessugas terá como relator um senador

Renan cria a CPI dos Sanguessugas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES