Por determinação do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal retomará depoimentos e investigações no inquérito do mensalão, segundo Marcelo Rocha, da reportagem do Correio Braziliense deste sábado.
Barbosa, relator do processo no STF contra os 40 denunciados pelo Ministério Público Federal por suposto envolvimento no esquema de corrupção, concordou com uma série de sugestões feitas pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, para tentar fechar a apuração, que neste mês completou um ano e já rendeu mais de 14 mil páginas, distribuídas nos 36 volumes que compõem o inquérito.
Um dos principais personagens do escândalo, o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, encabeça a lista de pessoas que serão ouvidas novamente. Ele e as funcionárias da agência SMPB Simone Vasconcelos e Geiza Dias Santos serão convocados para dar novas explicações sobre os repasses feitos pelas empresas de Valério ao mensalão, a suposta mesada paga a parlamentares de base aliada. Para o chefe do Ministério Público Federal, algumas frentes de apuração estão incompletas.