Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
21/10/2009 17:15
Rodolfo Torres
Mantendo o espírito crítico inerente à arte, músicos ocupam a Câmara nesta quarta-feira (21) para pedir a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 98/07, conhecida como PEC da Música, que dá isenção fiscal de até 25% para a produção e comercialização de discos e DVDs musicais. A intenção é baratear esses produtos para combater o comércio ilegal.
O vocalista e guitarrista do Barão Vermelho, Frejat, destaca que o Parlamento tem atendido a determinadas reivindicações da classe musical. Contudo, o músico considera que a classe política é, de uma forma geral, "pouco comprometida com o público".
Filho do ex-deputado federal José Frejat, o artista explica que se pai o ensinou que a política é a arte da mediação dos conflitos sociais. "Antigamente, as exceções eram os ruins. Agora, as exceções são os bons. O quadro se inverteu."
Guitarrista do Raimundos, Digão explica que o Congresso "tem os bons e os ruins". "Não vou generalizar, tem aquela galera que trabalha. Aqui é o liquidificador geral... É complicado", afirma.
Críticas à parte, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), afirmou que a PEC dos Músicos pode ser apreciada ainda na sessão desta quarta. (leia mais)
Para o autor da proposta, deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), a PEC se apresenta como "um brado em defesa da cultura nacional, (...) diante da avalanche cruel de pirataria e da realidade inexorável da rede mundial de computadores (internet)".
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime