Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
12/7/2007 16:47
O deputado Marco Maia (PT-RS), relator da CPI do Apagão Aéreo na Câmara, apresentou hoje (12) o primeiro relatório parcial das investigações da comissão. No parecer, ele aponta como "determinante" para o acidente entre o Boeing 1907 da Gol e o jato Legacy, em setembro do ano passado, o desligamento do transponder por parte do Legacy. Na ocasião, 154 pessoas morreram.
"Na colisão entre as duas aeronaves em consideração, indubitavelmente, aponta-se como fator determinante, o desligamento do sistema transponder/ TCAS pela tripulação do Legacy", diz o texto.
O texto também afirma que os pilotos americanos Jean Paul Paladino e Joseph Lepore não tinham capacidade para conduzir a aeronave. "Não tendo havido falha do equipamento nem desligamento voluntário, a ocorrência de um desligamento involuntário (somente percebido após a colisão) é prova eloqüente da incapacidade técnica dos condutores da aeronave."
Apesar de também responsabilizar os controladores de vôo por falhas que contribuíram para o acidente, Maia adiantou que não concorda com o relator da CPI do Senado, Demóstenes Torres (DEM-GO), que os acusou de homicídio com dolo eventual.
De acordo com o relatório parcial apresentado hoje, entre as falhas dos controladores de vôo no episódio estão: autorização de vôo solicitada e dada de forma errada, indicando, para o Legacy, o nível de cruzeiro FL370 (37.000 pés) de São José dos Campos até Manaus; não adoção das medidas preconizadas tão logo detectado que o transponder do Legacy não funcionava; e não adoção de medidas corretivas tão logo detectado que a aeronave Legacy seguia no sentido contrário pela aerovia UZ6.
Concluídas as investigações sobre as causas do acidente aéreo, o deputado afirma que vai se concentrar agora em analisar problemas no sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, na infra-estrutura aeroportuária e no marco regulatório para a aviação civil. Durante o recesso parlamentar ele pretende definir os caminhos da investigação. (Carol Ferrare e Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil