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Congresso em Foco
12/7/2007 16:47
O deputado Marco Maia (PT-RS), relator da CPI do Apagão Aéreo na Câmara, apresentou hoje (12) o primeiro relatório parcial das investigações da comissão. No parecer, ele aponta como "determinante" para o acidente entre o Boeing 1907 da Gol e o jato Legacy, em setembro do ano passado, o desligamento do transponder por parte do Legacy. Na ocasião, 154 pessoas morreram.
"Na colisão entre as duas aeronaves em consideração, indubitavelmente, aponta-se como fator determinante, o desligamento do sistema transponder/ TCAS pela tripulação do Legacy", diz o texto.
O texto também afirma que os pilotos americanos Jean Paul Paladino e Joseph Lepore não tinham capacidade para conduzir a aeronave. "Não tendo havido falha do equipamento nem desligamento voluntário, a ocorrência de um desligamento involuntário (somente percebido após a colisão) é prova eloqüente da incapacidade técnica dos condutores da aeronave."
Apesar de também responsabilizar os controladores de vôo por falhas que contribuíram para o acidente, Maia adiantou que não concorda com o relator da CPI do Senado, Demóstenes Torres (DEM-GO), que os acusou de homicídio com dolo eventual.
De acordo com o relatório parcial apresentado hoje, entre as falhas dos controladores de vôo no episódio estão: autorização de vôo solicitada e dada de forma errada, indicando, para o Legacy, o nível de cruzeiro FL370 (37.000 pés) de São José dos Campos até Manaus; não adoção das medidas preconizadas tão logo detectado que o transponder do Legacy não funcionava; e não adoção de medidas corretivas tão logo detectado que a aeronave Legacy seguia no sentido contrário pela aerovia UZ6.
Concluídas as investigações sobre as causas do acidente aéreo, o deputado afirma que vai se concentrar agora em analisar problemas no sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, na infra-estrutura aeroportuária e no marco regulatório para a aviação civil. Durante o recesso parlamentar ele pretende definir os caminhos da investigação. (Carol Ferrare e Rodolfo Torres)
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