Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/2/2007 6:25
A iniciativa da principal tendência do PT de tentar anistiar o ex-ministro e deputado cassado José Dirceu (PT-SP) ganhou ontem o apoio de um dos assessores mais próximos do presidente Lula. O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, pregou publicamente anistia para o ex-ministro.
“Quando o projeto vier é claro que apóio”, declarou Marco Aurélio, ao sair do encontro promovido pelo Campo Majoritário, em um hotel de luxo de São Roque, a 60 quilômetros de São Paulo. “Se fui contra a cassação dele, como não posso ser favorável à anistia?”, enfatizou o auxiliar direto de Lula, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
Cassado em dezembro de 2005, sob suspeita de envolvimento no esquema do mensalão, Dirceu perdeu os direitos políticos e ficou inelegível até 2015. Para que o ex-deputado se torne novamente elegível, o projeto de perdão deve contar com 1,5 milhão de assinaturas para que o Congresso admita colocá-lo em pauta.
A manifestação de Marco Aurélio foi considerada pelo Campo Majoritário um primeiro apoio de peso que poderá impulsionar o projeto. Na manhã de sábado, quando fez críticas à política de juros do Banco Central, Dirceu foi ovacionado por seus pares.
O encontro de São Roque deveria tratar prioritariamente de uma reflexão sobre o futuro da agremiação e um manifesto de apoio ao PAC, o programa de Lula para acelerar o crescimento do país. Mas nos bastidores da reunião um tema predominante foi a volta de Dirceu, segundo o Estadão.
O presidente do partido, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), também defendeu o retorno político do deputado cassado. “Assino o projeto, sou favorável. Como filiado ao PT e militante. Ele merece retomar os seus direitos políticos porque foi punido injustamente, sem provas”, disse. Berzoini, no entanto, negou que o perdão ao colega tenha dominado as discussões.
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição
LEI MARIA DA PENHA
Projeto quer frear uso do Pix em ameaças a mulheres vítimas de abuso