Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/1/2007 | Atualizado às 14:16
A prestigiada revista britânica The Economist publicou, em sua edição desta semana, reportagem na qual critica as medidas a serem tomadas pelo presidente Lula em seu Programa de Aceleração de Crescimento. A reportagem põe em dúvida sua efetividade para “destravar a lenta economia brasileira”.
Com o título “Precisa-se de escavadeira”, a revista britânica avalia medidas como redução de impostos e gastos maiores para infra-estrutura, contidas no plano governamental. Na avaliação da revista, essas medidas podem representar uma empilhadeira, "que removeria alguns impedimentos, mas dispersaria outros".
De acordo com a reportagem, o governo precisa mesmo é de uma escavadeira que remova o que qualifica de principais obstáculos ao crescimento: "o gasto público que é ao mesmo tempo excessivo e mal-direcionado e a regulação pesada e às vezes caprichosa". A reportagem afirma que essas, sim, seriam as causas fundamentais para as altas taxas de juro e a carga tributária de quase 40% do PIB.
A revista ainda comenta o recente aumento de 5,3% no valor real do salário mínimo. Sobre o assunto, diz que é um sinal claro de que o governo não está disposto a reduzir o gasto público.
Temas
Internacional