O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse nesta segunda-feira que o PT receberá com "naturalidade" uma eventual vitória do presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, em outubro. A declaração foi uma resposta ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que, em entrevista à revista Época, levantou dúvidas sobre o desfecho democrático das eleições caso os tucanos saiam vencedores.
"Posso garantir que o PT receberia com toda naturalidade, embora nem o partido nem o governo trabalhem nisso", afirmou o ministro. "É compromisso dos partidos democráticos receberem o resultado das eleições como legítimo", acrescentou.
Ainda sobre a entrevista, Tarso disse que o ex-presidente se equivocou ao avaliar que uma lei garantindo a fidelidade partidária não resolveria o problema da indiferença entre eleitos e os eleitores. "Não acredito que qualquer governo que venha assumir no ano que vem possa governar com tranqüilidade se pelo menos o instituto da fidelidade partidária não for instituído", afirmou o ministro. "Isso já é depor contra a reforma política", emendou.