O PT realiza, neste domingo (7), prévia em todo o estado de São Paulo, para definir quem encabeçará a chapa do partido para concorrer à sucessão do governo: a ex-prefeita Marta Suplicy ou o senador Aloizio Mercadante.
A prévia será realizada das 9h às 17h, em votação secreta e com cédulas de papel, em 524 dos 645 municípios do estado, que concentra o maior número de filiados da legenda. Estima-se que 197 mil petistas estejam aptos a votar. Ganha quem obtiver 50% mais 1 dos votos válidos.
A legenda orientou os diretórios municipais a iniciarem a apuração imediatamente após o fim das votações, para que o nome do candidato petista seja conhecido já no dia seguinte (segunda-feira, dia 8).
Tanto Marta Suplicy, quanto Aloizio Mercadante garantem que têm a maioria dos votos do partido. Mercadante, inclusive, chegou a divulgar pesquisa telefônica realizada pelo Instituto Opinião, dizendo que ele tem uma vantagem sobre a ex-prefeita de mais de 10% nas intenções de voto dos filiados.
Marta não divulgou nenhuma pesquisa, mas confia na vitória, por causa das costuras políticas que fez em todo estado.
Atrás de Serra
Por enquanto, o ex-prefeito de São Paulo José Serra (PSDB) lidera com larga vantagem as pesquisas de intenção de voto. Daí a pressa dos petistas em definir logo o nome do candidato, para tentar reduzir a vantagem do tucano.
Segundo a última pesquisa Ibope, divulgada na quarta-feira (3), se as eleições fossem hoje, Serra teria 48% dos votos contra 18% de Marta Suplicy (PT) e 7% do ex-governador Orestes Quércia (PMDB). Se o candidato do PT fosse Alozio Mercadante, Serra teria 50% dos votos, contra 8% do líder do governo, e 9% de Quércia.
Mercadante argumenta que o grau de indecisão dos eleitores ainda é alto: nas pesquisas espontâneas (sem apresentação prévia de nomes pelo pesquisador), a maior parte dos eleitores ouvidos não sabe ou não opina sobre a candidatura estadual. Ele também conta com o apoio do presidente Lula, o que é descartado por partidários de Marta.
Os dois têm agenda lotada hoje, em visitas a diretórios considerados estratégicos, como os de Suzano e São Bernardo do Campo. No domingo, eles votam no mesmo local, no diretório zonal de Pinheiro, na Rua Cardeal Arcoverde 1903, mas em horários diferentes.