Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
31/3/2006 | Atualizado 10/11/2006 às 6:42
Nos 26 estados e no Distrito Federal, seis governadores deixam os cargos para disputar as eleições de outubro. A primeira baixa anunciada foi a do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, cujo nome foi indicado pelo PSDB, há duas semanas, para disputar a eleição presidencial. Em seu lugar, assumiu esta manhã o vice Cláudio Lembo (PFL).
Em Pernambuco, o governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) passa a cadeira para o vice Mendonça Filho (PFL). Em Goiás, o governador tucano Marconi Perillo (PSDB) transferiu o comando do estado para o vice Alcides Rodrigues. Em Alagoas, o governador Ronaldo Lessa (PDT) transmitiu o cargo para o vice Luis Abílio (PDT). Todos os três devem concorrer ao Senado em outubro.
Mesmo sem precisar se desincompatibilizar, o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), decidiu deixar o cargo na próxima semana para concorrer à reeleição. Em seu lugar, assume o vice Eduardo Pinho.
No Distrito Federal, Joaquim Roriz (PMDB) transfere a condução do estado para a vice-governadora Maria de Lourdes Abadia (PSDB). Roriz deve concorrer para uma vaga no Senado ou na Câmara. Seu nome é um dos cotados para vice de Geraldo Alckmin.
Nas capitais
Depois de não emplacar a candidatura para a eleição presidencial por sua legenda, o tucano José Serra finalmente tomou uma decisão e optou por trocar o mandato na prefeitura de São Paulo pela candidatura ao governo do estado. Em seu lugar, assume o vice Gilberto Kassab (PFL).
O prefeito de Aracaju (SE), Marcelo Déda (PT), também entregou o cargo ao vice, Edvaldo Nogueira (PCdoB). Déda deve se candidatar ao governo de Sergipe.
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares
IMUNIDADE PARLAMENTAR