Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/7/2013 | Atualizado às 20:35
[fotografo]Lia de Paula/Agência Senado[/fotografo][/caption]O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Lobão Filho (PMDB-MA), informou no plenário do Senado nesta quinta-feira (11) que não será possível votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) antes de quarta-feira (17), último dia antes do recesso parlamentar. Caso se confirme a previsão do peemedebista, o intervalo fica suspenso até a proposta ser votada pelo Congresso.
Segundo o senador, o colegiado não conseguiu deliberar sobre a matéria devido a divergências sobre temas não relacionados à LDO. Desde o início do ano, PMDB, PR e partidos da oposição obstruíam as sessões da CMO para pressionar por regras para análise de vetos. Outro tema que tem divergência na comissão é a proposta de emenda à Constituição que estabelece o orçamento impositivo.
A CMO marcou para terça-feira (16) a votação do relatório preliminar. Deputados e senadores tentaram analisar a proposta ontem (10). No entanto, com votações nos plenários da Câmara e do Senado, a sessão foi adiada duas vezes e depois cancelada. "Mas não vamos ter condições de votar o relatório final a tempo. Não vai dar tempo para ter recesso", disse.
Ontem, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), chegou a incluir a LDO na pauta do Congresso, mas os parlamentares do PMDB e da oposição reagiram e chegaram ameaçar a volta da obstrução aos trabalhos do Congresso. A inclusão na pauta causou mal-estar entre deputados. Com medo de não conseguir votar mais nada e ficar sem recesso parlamentar, Renan acabou retirando a matéria da lista de votação.
Mais sobre orçamentoTemas
LEIA MAIS
Checagem acessível
Cadastro de condenados por violência doméstica avança na Câmara
Direitos Humanos
CDH analisa projeto que dispensa vítima em audiência com agressor
COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS
Ao vivo: Simone Tebet fala ao Senado sobre incentivos fiscais
PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO
Falta um dia para o "Oscar da política"; veja como acompanhar ao vivo
PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO
Veja quem integra o júri do maior prêmio da política brasileira
Parceria Comercial