Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CCJ derruba candidatura avulsa em eleição municipal

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CCJ derruba candidatura avulsa em eleição municipal

Congresso em Foco

1/6/2011 0:30

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado barrou nesta quarta-feira (1º) a primeira proposta elaborada pela Comissão Especial de Reforma Política. A Proposta de Emenda à Constituição 41/11, que dispensa a exigência de filiação partidária os candidatos nas eleições municipais, foi derrubada por maioria dos senadores presentes na reunião do colegiado. O argumento da tese vencedora é que a PEC enfraquece o sistema partidário brasileiro ao permitir candidaturas avulsas.

A maior parte dos senadores seguiu a posição do relator da proposta, senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Para ele, a proposição vai no  sentido contrário ao fortalecimento dos partidos políticos. "Permitir que possam concorrer às eleições candidatos que não sejam filiados a partidos políticos é favorecer e reforçar as inadequadas e perniciosas tendências personalistas que não contribuem para o fortalecimento das nossas instituições políticas mas, antes, atuam para desacreditá-las e fragilizá-las à medida que estimulam a ilusão de soluções aventureiras e, muitas vezes, autoritárias", disse o senador no relatório.

De acordo com a justificativa apresentada na PEC, a liberação da candidatura avulsa para vereador e prefeito tinha como propósito permitir a manifestação eleitoral de interesses locais. Na visão dos parlamentares que participaram da Comissão Especial de Reforma Política, o sistema partidário vive uma crise. "Indicadores da crise são eloquentes: cresce no mundo inteiro o absenteísmo eleitoral, enquanto cai o percentual de cidadãos filiados a partidos políticos. Para responder à crise é preciso revigorar os partidos e, ao mesmo tempo, permitir a expressão eleitoral de forças que não se sentem representadas no atual sistema partidário", afirmam os senadores que assinam a proposta.

Para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), a proposta leva à desorganização do sistema político. "Imagina regulamentar o horário de televisão e rádio com as candidutas avulsas", disse. Para ele, a proposta busca democratizar o acesso ao sistema político, mas erra em esvaziar os partidos. "Nós temos que acreditar na hipótese de consolidarmos a ideia de partidos com identidade programática", afirmou o tucano. "Boa parte dos partidos políticos estão se apegando a personalidades para diminuir sua fragilidade. A candidatura avulsa criaria uma avalanche de personalidades na política", disse o senador Jorge Viana (PT-AC).

Já o senador Pedro Taques (PDT-MT) se mostrou favorável à proposta, apresentada na comissão especial pelo senador Itamar Franco (PPS-MG). "Ela se justifica pela verdadeira anarquia do sistema político brasileiro. No Brasil, os partidos muitas vezes se equiparam a verdadeiras quadrilhas", disparou o pedetista. Para o senador de Mato Grosso, o formato dos partidos acaba impedindo a entrada de pessoas que gostariam de participar das eleições. "Os partidos estão dominados pelo caciquismo, que têm interesses outros que não republicanos. O mais importante é o cidadão, votar e ser votado", disse Taques.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Entrevista exclusiva

Hugo Motta nega ruptura e diz que Congresso tem ajudado o governo

2

JUSTIÇA

Moraes suspende decretos e chama governo e Congresso para debater IOF

3

POLÊMICA NO CONGRESSO

Relator quer STF como mediador e limitar ações de partidos no tribunal

4

MEDIDA PROVISÓRIA

Comissão mista vota reajuste de 9% para Forças Armadas em duas etapas

5

Governo

Lula indica candidatura em 2026 e nega crise com Congresso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES