Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Edson Sardinha
28/8/2016 | Atualizado às 11:52
[fotografo]Lula Marques/Ag. PT[/fotografo][/caption]A presidente afastada Dilma Rousseff ainda mantém esperança de retornar ao mandato com o julgamento final pelo Senado, que se encerra esta semana. Mas as chances de isso acontecer, admitem seus próprios aliados, são remotas. Caso o ciclo da petista tenha se encerrado em maio, com o seu afastamento, Dilma entrará para a história como a primeira presidente após a redemocratização a entregar ao seu sucessor um cenário econômico pior do que o recebido.
Ela herdou de Lula, seu antecessor e padrinho político, uma economia com crescimento de 7,5%, baixa taxa de desemprego, inflação controlada e investimentos em alta. Passados menos de seis anos, a situação é inversa: contas públicas deterioradas, inflação de dois dígitos, taxa de desemprego elevada e Produto Interno Bruto (PIB) em queda de 3,8%.
Além da crise internacional das commodities, que afetou vários países, o Brasil também foi atingido por opções de Dilma, como as renúncias fiscais, que somaram quase R$ 400 bilhões em meia década, o aumento dos gastos públicos e sua política de juros baixos. Fora isso, a petista sofreu com sua inapetência política, o esfarelamento de sua base parlamentar e o vendaval causado por operações policiais como a Lava Jato. Confira a seguir alguns dos principais indicadores econômicos da gestão Dilma, publicados pela Revista Congresso em Foco:
[caption id="attachment_258792" align="aligncenter" width="510" caption="Abaixo, os detalhes de cada indicador:"]
[/caption]
Se você é assinante, clique para ler a reportagem completa na Revista Congresso em Foco
Se você não é assinante do UOL ou da revista, faça a sua assinatura agora
Mais sobre economia brasileira
Mais sobre crise econômicaTags
Temas
Câmara dos Deputados
Comissão debate isenção de registro para professor de educação física
Atualização Fiscal
Câmara aprova projeto que atualiza valores de bens no Imposto de Renda