Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Luiza voltou do Canadá: o fenômeno dos memes

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Luiza voltou do Canadá: o fenômeno dos memes

Congresso em Foco

23/1/2012 7:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Por Eduardo Marques* Milhares de menções sobre Luiza, que estava no Canadá, mas já voltou, povoaram as redes sociais nos últimos dias. Mas, afinal, por que uma sentença proferida em um comercial sem grandes pretensões se tornou um bordão nacional? Plínio perde nas urnas, mas faz sucesso na rede Para entender isso, precisamos compreender o que é um meme. Cunhado em 1976 por Richard Dawkins, um meme é uma unidade de informação que se propaga de mente em mente. O termo popularizado na internet é uma referência às pessoas, vídeos, imagens e quaisquer outros arquivos que tragam consigo uma ideia ou conceito que se populariza entre centenas de pessoas. Alguns exemplos comuns de memes utilizados na internet são os chamados "memefaces".  Desenhos que ganharam vida própria ao expressar facilmente e de forma humorada situações reconhecidas por todos nós.  Em comum, eles exploram a caricatura. E é nessas caricaturas do cotidiano que reside um dos segredos do porquê de alguns assuntos se tornarem facilmente replicáveis e outros não: o riso. Para o filósofo francês Henri Bergson, o riso tem o objetivo de destacar o que há de automático e estereotipado no comportamento das pessoas. Em suma, o risível é algo que foge do nosso padrão de comportamento habitual. Ele destaca o que há de automático e estereotipado no comportamento das pessoas.  Ainda segundo Bergson, o humor é um espelho deformante que nos faz rir porque exagera nossos próprios defeitos. Aplicando esse conceito ao "Menos a Luiza, que está no Canadá", conseguimos perceber no comercial que originou o bordão, aspectos caricatos. A sentença evidencia a imagem caricata de família burguesa recomendando um empreendimento.  Ela causa o riso e transmite em si o ápice do estereótipo. O mesmo pode ser observado nos famosos pôneis malditos. A imagem infantil dos pôneis é transgredida. Foge do comportamento habitual esperado. Gera o riso e a surpresa. E o que tomamos como bom, compartilhamos. Vide a Coca-Cola e o seu slogan: "Compartilhe a Felicidade". E assim, tomados pelos nossos gostos e pelas coisas que nos fazem sentir bem, compartilhamos. *Eduardo Marques é publicitário com MBA em Marketing e estratégias digitais pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente trabalha como gerente de projetos web na Midiaweb Interactive. Contato: www.eduardomarques.org / [email protected]
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Fórum

LEIA MAIS

Fórum BRICS

Fórum Parlamentar do BRICS começa com reuniões de mulheres e comissões

Opinião

Um novo olhar sobre a reciclagem é preciso

Transportes

Marco legal do transporte público entra em nova e decisiva fase

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

JÚRI DE JORNALISTAS

Conheça o time de jornalistas que vota no Prêmio Congresso em Foco

2

Revisão

Haddad diz estar aberto a flexibilizar mudanças no seguro-defeso

3

Ocupação da Câmara

Deputado que ocupou Câmara pede punição até para ele mesmo

4

EXTRADIÇÃO

Zambelli passa mal em audiência e julgamento na Itália é adiado

5

Medida Provisória

Motta endossa pacote de apoio a empresas impactadas por tarifas

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES