Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Mario Coelho
30/1/2013 | Atualizado às 17:45
[fotografo]Antonio Cruz/ABr[/fotografo][/caption]A Polícia Legislativa do Senado, responsável pela segurança da Casa, impediu a entrada de representantes das entidades responsáveis pelo ato de protesto marcado para esta quarta-feira (30) contra o peemedebista Renan Calheiros (PMDB-AL). O grupo tentava chegar ao gabinete do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) a fim de obter a permissão para lavar a rampa do Congresso nesta tarde. Eles só conseguiram entrar no prédio pela Câmara.
Sociedade se mobiliza contra a eleição de Renan
Renan é considerado o candidato favorito à eleição da Mesa Diretora do Senado. Mesmo sem oficializar sua candidatura, a expectativa é que seu nome seja confirmado pelos senadores na sexta-feira (1º). Por isso, uma série de entidades, entre elas o Congresso em Foco, marcou um protesto para hoje. A rampa de acesso ao Congresso será lavada. O gramado em frente à sede do Parlamento brasileiro já está decorado com 81 vassouras, baldes e panos de chão. O número de vassouras faz referência ao de senadores.
Leia tudo sobre a eleição da Mesa
"Nós estamos sendo tolhidos do nosso direito de protesto", afirmou Marcelo Medeiros, do Movimento 31 de Julho, por telefone ao Congresso em Foco. Segundo ele, a Polícia do Senado recebeu ordens da presidência da Casa para barrar a entrada dos manifestantes. Mesmo com o pedido feito pelo gabinete de Cristovam, a segurança não os deixou entrar. O acesso só ocorreu pela Câmara. "Mesmo assim, a manifestação vai ocorrer. Provavelmente vamos ser impedidos de fazê-la, mas vamos até o limite", completou.
O site tentou o contato com a assessoria do Senado, mas não obteve resposta. No sábado (26), o Congresso em Foco revelou que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, denunciou o candidato favorito à presidência do Senado no caso das notas dos "bois de Alagoas", derivado das suspeitas de ter despesas particulares pagas por um lobista de empreiteira após o parlamentar ter um filho com a jornalista Mônica Veloso.
Gurgel denuncia Renan no caso dos bois de Alagoas
Denúncia contra Renan é consistente, diz Gurgel
Fazem parte também do grupo de entidades, além do Congresso em Foco, o Rio de Paz, o Movimento 31 de Julho, o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), o Nas Ruas, a Voz do Cidadão, o Queremos Ética na Política, o Revoltados On Line, Renovadores UDF, OCC Alerta Brasil, a Ong Moral, a Associação Diamantina Viva, a Juventude Consciente, a Erga Omnes, o Comitê Ficha Limpa DF, o Instituto Soma Brasil, o Instituto Atuação, o Amarribo e a Associação Contas Abertas.
Leia também:
Suplicy pede para Renan desistir de candidatura
Denúncias esquentam as eleições no CongressoTemas
Câmara dos Deputados
Comissão debate isenção de registro para professor de educação física
Atualização Fiscal
Câmara aprova projeto que atualiza valores de bens no Imposto de Renda