Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Pedro Valls Feu Rosa
Pedro Valls Feu Rosa
Pedro Valls Feu Rosa
Pedro Valls Feu Rosa
Pedro Valls Feu Rosa
15/2/2017 | Atualizado 10/10/2021 às 16:40
[/caption]
O custo desta crise é a crescente dificuldade de recrutarmos verdadeiros defensores do bem - desde o mais humilde funcionário até a mais alta autoridade. O exercício idealista e sério de uma função pública passou a ser não mais uma profissão, mas um sacerdócio reservado a alguns poucos que se dispõem a pagar elevado preço pessoal.
Mudar isto é possível - basta que se torne absolutamente transparente a vida profissional de cada habitante do mundo das leis, permitindo à população a depuração e o aperfeiçoamento das instituições. Que seja obrigatória a divulgação de todo valor gasto por empresas com autoridades, políticos ou instituições, seja a que título for. Que se apure, com transparência, se criminosa a origem dos recursos destinados por acusados de corrupção ao pagamento de multas e defesas judiciais caríssimas, muitas vezes tão ricas em técnica quanto pobres em ética. Que as instituições tenham verdadeira independência orçamentária e financeira, com base em percentuais da arrecadação, não mais ficando sujeitas a pressões políticas ou barganhas de qualquer tipo.
Esta é uma luta penosa e feroz, quase tão antiga quanto a própria humanidade - mas dessas lutas às quais não podemos nos furtar. Afinal, como exclamava sabiamente Disraeli, "as pessoas podem formar comunidades, mas as instituições, e só elas, criam uma nação"!
Mais sobre instituições
Temas
Eleições e território
Serviços públicos
Política global