Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Nicolas Behr
28/12/2016 12:27
[/caption]
Descer Taí um verbo que o brasiliense aprende cedo. "Hoje você está de castigo. Não vai descer". E o amiguinho lá embaixo, no gramado, se esgoelando: "Desce. Desce logo!". É por isso que os blocos das superquadras têm, no máximo, seis andares. Para que a mãe possa gritar lá de cima: "Sobe. Agora! Tá na hora do almoço", e o filho ouvir. A magia das superquadras invadindo infâncias, tardes e manhãs.
Despedida Mário Fontenelle foi o fotógrafo que registrou os primeiríssimos momentos da cidade que nascia, como o já clássico Marco Zero, o cruzamento dos eixos. Lucio Costa, em uma de suas raras visitas à cidade, nos anos 80, soube que o fotógrafo estava muito doente, aos 65 anos, num asilo. Foi então, com a filha Maria Elisa, visitá-lo no Lar dos Velhinhos Maria Madalena, no Núcleo Bandeirante. Quando Mário viu Lucio, "o seu rosto envelhecido como que se iluminou", segundo relato do amigo urbanista. Mas quase não conversaram porque, ambos conscientes de que aquele momento era de um adeus definitivo, preferiram falar pelo olhar.
Diamantino Isso mesmo, com "o" no final. Como passei a infância nessa cidade ao norte de Cuiabá, MT, digo sempre que Diamantino é a minha Diamantina, apenas 15 anos mais nova que a cidade natal de JK. Coloniais, unidas pelo diamante, esse mineral que nenhum outro pode riscar, apenas o próprio. Pronto. Era o que eu queria. Colocar minha querida Diamantino neste livro!
Diplomata Anos 70. Lançamento, com grande pompa, do edifício Diplomata. Muitos corretores tinham dificuldade em pronunciar o nome, trocando o "l" pelo "r". Trocaram também o nome do edifício. Vai se chamar Edifício Embaixador. Está lá, no Setor Comercial Sul.
Divórcio Brasília, capital do divórcio. Isso obviamente reforçava a ideia de Brasília como uma cidade estranha, onde as pessoas não se adaptavam. Sim, muitos se separavam, mas usando de má-fé. O casal continuava junto. E como cada funcionário público tinha direito a um apartamento, o outro era simplesmente alugado! Brasília, capital do divórcio? Ha, ha, ha!
Dois mil, cento e sessenta e seis Ano em que Brasília deixará de ser capital e se chamará Braxília. Senão, vejamos: Salvador foi capital de 1549 a 1763 - 214 anos. Rio de Janeiro de 1763 a 1960 - 197 anos. Brasília será capital do Brasil por exatos 206 anos.
Dom Bosco O mais interessante no Sonho de Dom Bosco é a manipulação que a profecia sofreu nas mãos dos fundadores de Brasília. É que havia uma ameaça real de que o local para a construção da capital fosse o Triângulo Mineiro, onde chegava o trem. Aí, os goianos, espertamente, notando esta manobra, apelaram para o sonho do santo italiano, João Melchior Bosco, que viveu entre 1815 e 1888. O curioso é que o sonho não fala em cidade, cita apenas os paralelos próximos aos do Quadrilátero Cruls e menciona um lago. O sonho serviu também para justificar, perante uma população então majoritariamente católica, a construção de Brasília. Estava prevista. É a realização do sonho de Dom Bosco. Sempre dizem que Dom Bosco é o padroeiro de Brasília, mas a padroeira da cidade é, pelo que sei, Nossa Senhora Aparecida, nome da nossa Catedral. Mas há uma confusão aí, difícil de entender. A cidade então tem um padroeiro e uma padroeira. Melhor pra nós.
Drive-in Incrível. Nos quarenta anos em que estou aqui nunca fui ao Cine Drive-in.
Dupla Isso. Chegue no balcão e diga apenas: dupla. Ou melhor: "Uma dupla, por favor". Todo brasiliense que estiver em uma Pizzaria Dom Bosco vai entender. É um verdadeiro clássico da culinária local, que tem quase a idade de Brasília. A tal dupla são dois pedaços de pizza, sobrepostos, envoltos por um guardanapo (!). E com um só sabor: muçarela com molho de tomate e orégano. Para acompanhar, um mate gelado ou suco de caju. Mas você pode pedir uma simples, se quiser. Servida há décadas na 107 Sul, o lugar não tem cadeira e está quase sempre cheio. Duplamente deliciosa e tradicionalíssima!
Duque de Caxias Avenida que fica no SMU - Setor Militar Urbano. É aquela pista larga que une o Eixo Monumental ao Noroeste, projetada para grandes desfiles militares. Certa vez ouvi que essa avenida poderia ser usada como uma pista alternativa no caso de um pouso de emergência em Brasília. Pelo que sei, isso nunca aconteceu. Por outro lado a colocação de postes de iluminação inviabilizou seu uso para tal fim. Enfim, lenda urbana. Ou não?
Outros verbetes de BRASÍLIA-Z - Cidade-palavra, de Nicolas Behr:
Brasília de A a Z: o que diz o A
Brasília de A a Z: o que diz o B
Brasília de A a Z: o que diz o CTemas
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos