Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Brasil acima de hinos, bandeira ou slogans de campanha

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Brasil acima de hinos, bandeira ou slogans de campanha

Congresso em Foco

27/2/2019 | Atualizado às 21:43

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
André Giusti * Minha infância foi nos anos 70. Médici e Geisel, cada um em uma metade da década; Figueiredo no finzinho. Hino Nacional toda sexta-feira no pátio da escola. E mais o da Bandeira, o da Independência, o do Exército e o da Marinha (Aeronáutica deve ter hino, é claro, mas eu não lembro de ter cantado uma vírgula sequer). Como todo garoto feliz, eu profanava as letras. "Japonês faz quatro filhos e Chinês faz mais de mil", pro Hino da Independência, e "Seu Valdemar em noite de lua, abriu a porta e foi cagar na rua", pro Hino da Marinha eram os hits da nossa doce molecagem de 8, 9 anos. Não sou patriota porque fui obrigado a cantar esses hinos, em frente ao hasteado pavilhão verde e amarelo. Também, pelo mesmo motivo, não tenho horrores ou traumas dessas cantorias. A bem da verdade, não sou patriota. Gosto do Brasil sem excessos e ufanismos e olho para esse país como quem olha para um cara de meia idade que se recusa a crescer, um sujeito que deixa de pagar a escola dos filhos para bancar dezenas de prestações de carro importado. > Ministério da Educação exclui de carta a escolas slogan de Bolsonaro e exigência de gravação de alunos Há símbolos nacionais que agregam muito mais sentimento pátrio do que hino, bandeira. Nossa língua é mais do que sonora: chega a ser poética. Em que pais mais se pode falar saudade? Nosso folclore e nossa cultura (aquela verdadeiramente popular) tem uma diversidade que chega a ser incompreensível para outros povos. Como podemos reunir tanta coisa diferente em um só país? Devem se perguntar por aí. Pra encerrar, há também, na esfera da diversidade, nossa culinária, banquete de cor, sabor, tempero, aroma e, o mais importante, saúde alimentar. Que tal o governo do "Brasil acima de tudo" abrir a cabeça da garotada para o excesso de expressões inglesas no nosso dia-a-dia? Mostrar que nossas crenças populares pariram personagens bem mais interessantes que aquela chatice de Mickey e Pateta? E, por fim, pegar pra valer nessa coisa de mostrar que esse tanto de sanduíche, batata frita e doce que parece até de plástico vai comprometer em algum momento dos próximos anos a qualidade de vida dessas gerações mais novas? Com a palavra o ministro colombiano - que, aliás, nos chamou de canibais. * Escritor e jornalista, André Giusti nasceu no emblemático maio de 1968, no Rio de janeiro, e mora em Brasília há mais de 15 anos. Entre outras publicações, é autor dos livros de contos Histórias de Pai, Memórias de Filho, A Liberdade é Amarela e Conversível e A Solidão do Livro Emprestado, todos pela editora 7Letras.   Leia também:

> Carta a escolas torna ministro da Educação suspeito de crime de responsabilidade, diz professor de Direito Público

> Oposição vê "manipulação barata" em carta do MEC às escolas

  Se você tem uma visão diferente sobre este tema e gostaria de vê-la publicada aqui, mande sua sugestão de artigo para redacao@congressoemfoco.com.br.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Marinha Aeronáutica Exército Geisel Forças Armadas João Batista Figueiredo médici Brasil Ricardo Velez Rodriguez hino nacional ufanismo Hino da Bandeira Hino da Independência

Temas

Educação Governo

LEIA MAIS

SOCORRO AOS MAIS ATINGIDOS

Lula anuncia R$ 30 bi para proteger empresas do tarifaço dos EUA

GOVERNO

Com denúncia de Felca, Lula acelera regulamentação das redes

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Em conversa com Lula, Xi Jinping declara apoio à soberania brasileira

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SENADO

Na mira de Alcolumbre: dois indicados podem ser recusados em sabatinas

2

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

3

LEVANTAMENTO DO SENADO

Governo corta 43% das emendas parlamentares previstas para 2025

4

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

5

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES