Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Mesmo que um presidente não queira, ele vai passar, diz FHC em ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Mesmo que um presidente não queira, ele vai passar, diz FHC em seminário

Michel Temer, Fernando Henrique Cardoso e José Sarney e Moreira Franco do debate sobre crise institucional e democracia no Brasil.

Congresso em Foco

15/9/2021 | Atualizado às 23:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

[fotografo]Wilson Dias/ABr[/fotografo]

[fotografo]Wilson Dias/ABr[/fotografo]
Os ex-presidentes Michel Temer, Fernando Henrique Cardoso e José Sarney participam, neste momento,  junto ao ex-Ministro Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República Moreira Franco do debate de abertura do Seminário Um Novo Rumo Para o Brasil, organizado pelas lideranças do MDB, PSDB, DEM e Cidadania, em conjunto com instituições parceiras. O debate, curado pelo jurista Nelson Jobim, tem como tema a crise institucional e democracia no Brasil. Além desse, outros temas de interesse na política nacional serão abordados durante o seminário de participação gratuita, previsto para durar até o dia 27 com debates em todas as noites, com exceção dos dias 18 e 19. Nelson Jobim deu início ao debate dizendo que o que se vê no Brasil hoje é uma disfuncionalidade entre os três poderes. "Se querem chamar toda essa disfuncionalidade de crise, precisamos apresentar soluções. Vamos procurar a verdade nos fatos e não em palavras", declarou o ex-ministro da Justiça no governo FHC.  "A disfuncionalidade no Poder Judiciário foi agravada pela TV Justiça. O que deveria ser um mecanismo de transparência foi apropriado como instrumento visibilidade individual." Durante a discussão,  o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso,  classificou o encontro com os ex-líderes como fundamental para o Brasil. "Reitero o que já disse: o fato de estarmos juntos aqui, como uma família, mostra que isso não nos deformou. A liberdade e a democracia são valores maiores para todos nós". O presidente de honra do PSDB afirmou, ainda, que não dá para negar o fato de que o presidente Bolsonaro tem arroubos que não são condizentes com futuro democrático. "Mesmo que um presidente não queira, ele vai passar. Como nós passamos. Porque a consciência nacional não permite que seja diferente. Ser militar ou não, não importa." Autor da Carta à Nação, na qual o presidente Jair Bolsonaro sinaliza trégua em sua cruzada contra o STF, disse que tem a percepção de que as instituições - sem citar quais - têm o costume de sair  do seu quadrado de competências com alguma frequência. "Basta que nós ajamos no sentido de pacificar o País, de fazer relacionamento entre poderes, dar ao povo esta visão de que todos estamos todos trabalhando pela paz interna", ponderou o ex-presidente que sucedeu Dilma Rousseff após seu impeachment.   > Oposição e centro criam comitê pró-impeachment e unificam atos contra Bolsonaro > CPI da Covid vai denunciar Bolsonaro ao Tribunal Penal Internacional  
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Crise democracia José Sarney FHC Michel Temer debate ex-presidente seminário

Temas

Reportagem Vídeos

LEIA MAIS

EXCLUSIVO

Centrão articula Nikolas Ferreira para relatoria da CPI do INSS

CONGRESSO

Na média, presidente do Senado só vota em plenário duas vezes por ano

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Socióloga que investigou 2013 vê possibilidade de direita voltar à rua

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Entrevista exclusiva

Hugo Motta nega ruptura e diz que Congresso tem ajudado o governo

2

JUSTIÇA

Moraes suspende decretos e chama governo e Congresso para debater IOF

3

POLÊMICA NO CONGRESSO

Relator quer STF como mediador e limitar ações de partidos no tribunal

4

MEDIDA PROVISÓRIA

Comissão mista vota reajuste de 9% para Forças Armadas em duas etapas

5

Governo

Lula indica candidatura em 2026 e nega crise com Congresso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES