Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Nelson Teich, novo ministro da Saúde, defende isolamento social ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Nelson Teich, novo ministro da Saúde, defende isolamento social contra covid-19

Congresso em Foco

16/4/2020 | Atualizado às 17:39

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ministro da Saúde, Nelson Teich [fotografo] Reprodução [/fotografo]

Ministro da Saúde, Nelson Teich [fotografo] Reprodução [/fotografo]
O presidente Jair Bolsonaro  anunciou  nesta quinta-feira (16) o médico oncologista Nelson Teich como o novo ministro da Saúde. A informação havia sifo confirmada anteriormente pelo Congresso em Foco com assessores palacianos. O médico entra para substituir Luiz Henrique Mandetta, que foi demitido nesta quinta-feira (16). Teich chega ao Ministério com o apoio da Associação Médica Brasileira. "Na AMB referendamos o nome de Nelson Teich. É um nome que conta com nosso total apoio e pelo qual temos muita simpatia. Respeitado na classe médica, eminentemente técnico, gestor e altamente preparado para conduzir o ministério da Saúde", afirmou o presidente da instituição, Lincoln Lopes, em nota oficial. Apesar de a troca ter se dado por desentendimentos a respeito das estratégias de combate à covid-19, o novo ministro não parece estar alinhado às teses de Bolsonaro. Ele já demonstrou, por exemplo, ser favorável ao isolamento social. "Diante da falta de informações completas de comportamento, morbidade e letalidade de Covid-19, e com possibilidade do sistema de saúde não ser capaz de absorver a demanda crescente de pacientes, a opção pelo isolamento horizontal, onde toda a população que não executa atividades essenciais precisa seguir as medidas de distância social, é uma melhor estratégia no momento ", escreveu Teich no dia 3 de abril em artigo publicado no LinkedIn. > Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país   As informações deste texto foram publicadas antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected].
O novo ministro chegou a criticar a postura do presidente Bolsonaro e disse que os posicionamentos do chefe do Executivo trazem "fragilidades e não representam uma solução definitiva para o problema". 
Para Nelson Teich, o Brasil deveria adotar a estratégia de testagem em massa para combater a pandemia de coronavírus.

"Criar uma polarização, imaginando que de um lado estão as pessoas e do outro lado o dinheiro, pode ser um erro grave na avaliação do problema trazido pela Covid-19. Uma situação de competição pode gerar grande ineficiência na capacidade de interpretar a evolução da situação e na capacidade de ajustar o sistema de saúde e o dia a dia das pessoas adequadamente".

"Não me coloco aqui como alguém que defende um lado ou outro, na verdade é o oposto, não pode existir lado. O fundamental é analisar criticamente e de forma contínua a situação e as projeções, integrando continuadamente a nova informação na análise. A informação que chega a cada dia precisa ser complexa, detalhada e em tempo real. É necessário rever diariamente a realidade, os cenários, as projeções e as ações. Como comentado, projeções e posições radicais e emocionais só levam a mais confusão e problema", publicou.

Nelson Teich é carioca e em 1990 f0i responsável pela fundação Grupo Centro e Oncologia Integrado (COI). Foi um sócio-fundador do MDI Instituto de Educação e Pesquisa. Prestou consultoria para o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, de 2010 a 2011. Já foi conselheiro do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde do Ministério da Saúde.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Jair Bolsonaro coi OMS organização mundial da saúde Hospital Israelita Albert Einstein Luiz Henrique Mandetta Nelson Teich MDI Instituto de Educação e Pesquisa Grupo Centro e Oncologia Integrado

Temas

Saúde Governo

LEIA MAIS

Inclusão Social

Ministério e JBS firmam parceria para inclusão profissional e social

ECONOMIA

Alckmin planeja incluir setor privado nas negociações com os EUA

DESBLOQUEIO ORÇAMENTÁRIO

Decreto libera R$ 20,7 bi e alivia orçamento de ministérios

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

4

15º estado

Prêmio Congresso em Foco é o 15º maior colégio eleitoral do país

5

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES