Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
quinta-feira, 22 de maio de 2025
Informativo no ar!
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. MPF defende trainee exclusivo para negros e diz que ação deve ser ...
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 104423, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":104423}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

MPF defende trainee exclusivo para negros e diz que ação deve ser replicada

Congresso em Foco

10/10/2020 | Atualizado às 12:01

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

[fotografo]Reprodução[/fotografo]

[fotografo]Reprodução[/fotografo]
Em nota divulgada na sexta-feira (9), o Ministério Público Federal (MPF) disse ser "louvável e incensurável" ações afirmativas adotadas por grupos empresarias, como o Magazine Luiza, que buscam a realização de processo de treinamento e aperfeiçoamento profissional exclusivamente voltados a pessoas negras e pardas. "Atuações voltadas à concretização de objetivos e valores relativos à efetivação e à materialização do princípio da igualdade, basilar de nossa sociedade, encontram amparo legal e constitucional no ordenamento jurídico brasileiro, e devem ser replicadas", diz o texto. O documento é assinado pelo procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, e pelo procurador da República Marco Antonio Delfino  - coordenador do grupo de trabalho (GT) Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial. Veja a íntegra da nota. Segundo os procuradores,  para enfrentar um cenário de ausência de pessoas negras e pardas nos postos de comando é preciso estimular "a presença delas nos espaços de formação superior e de decisão". Além disso, o documento destaca que não existe amparo para qualquer afirmação no sentido de que tal programa promove "racismo reverso". A nota afirma que tal argumento "se constitui uma falácia retórica para encobrir o privilégio que contempla, historicamente, as parcelas hegemônica da sociedade brasileira; esse argumento enganoso busca enfraquecer a evidência do racismo estrutural".
O trainee
Em setembro, a rede varejista Magazine Luiza divulgou um programa de trainee destinado exclusivamente a negros. Segundo a empresa, o objetivo da iniciativa pioneira é "trazer mais diversidade racial para os cargos de liderança da companhia, recrutando universitários e recém-formados de todo Brasil, no início da vida profissional". O programa foi alvo de críticas nas redes sociais, mas a empresa não recuou. Em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, na última segunda-feira (5), a presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, a empresária Luiza Helena Trajano, defendeu a ação. "Temos que entender mais o que é racismo estrutural. O dia que entendi até chorei, porque sempre achei que não era racista até entender o racismo estrutural", disse ela. Luiza é considerada pela revista Forbes a mulher mais rica do Brasil, com fortuna estimada em R$ 24 bilhões.

O programa aceitará candidatos formados entre dezembro de 2017 e dezembro de 2020, em qualquer curso superior. Não é necessário ter conhecimento em língua estrangeira nem experiência profissional anterior. As posições estão abertas para diversas áreas como: comercial, e-commerce, financeiro, gestão de pessoas, logística, marketing e operações. O candidato deve ter disponibilidade para morar na cidade de São Paulo (SP). As inscrições vão até o dia 12 de outubro.

> Defensores repudiam ação de colega contra trainee do Magazine Luiza
> PT no Senado vai à DPU contra ação que questionou programa do Magazine Luiza
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

MPF racismo ministério público federal ações afirmativas negros população negra trainee Magazine Luiza racismo estrutural

Temas

Direitos Humanos

LEIA MAIS

SENADO

Projeto aprovado na CDH exige alerta escolar sobre casos de violência

Racismo

Deputada Carol Dartora sofre injúria racial, e polícia autua agressor

SÃO PAULO

MP investiga Tarcísio por funcionamento de delegacias da mulher

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Esporte

Saiba quem é Samir Xaud, candidato único à presidência da CBF

2

DEZ ANOS DE PRISÃO

Zambelli debochou de Lula preso e hoje diz que não aguentaria a cadeia

3

Câmara dos Deputados

Saiba quem é Coronel Tadeu, suplente de Carla Zambelli

4

KIDS PRETOS

Trama golpista: STF julga núcleo militar; veja quem pode virar réu

5

Câmara

Projeto reajusta salários e reestrutura carreiras do Executivo

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES