Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. De saída da presidência da Câmara, Lira critica governo Lula: "Não ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CÂMARA DOS DEPUTADOS

De saída da presidência da Câmara, Lira critica governo Lula: "Não está em ordem"

Lira diz que apoio eleitoral dos partidos em 2026 depende de o governo ganhar credibilidade: "Você pega um navio que vai afundar?"

Congresso em Foco

31/1/2025 9:41

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fez uma entrevista crítica ao governo Lula em seus últimos dias no cargo. Em entrevista ao jornal Valor Econômico publicada nesta sexta-feira (31) -- véspera da eleição da nova Mesa Diretora da Casa --, o político alagoano diz que a relação do governo com a sua base "não está em ordem" e que o apoio de partidos ao governo em 2026 depende de a própria administração federal ganhar credibilidade: "Ninguém vai embarcar num navio que vai naufragar". Na entrevista, assinada pelos jornalistas Marcelo Ribeiro, Murillo Camarotto e Fernando Exman, o hoje presidente da Câmara faz uma série de observações sobre o atual momento da gestão Lula 3:
  • perda de popularidade -- "Nós estamos com um problema. É fato. Algumas pesquisas, eu não posso garantir, indicam um declínio na aprovação e credibilidade do governo. Se o governo trabalha com dados, ele tem que ver onde é que está machucando toda essa questão. Foi só o Pix? [...] O segundo biênio é o momento do governo analisar. Eu penso que o presidente Lula tem bastante expertise política para saber o que fazer e o que não fazer".
  • base do governo -- "O presidente precisa conversar mais com a base dele. Se não com todos os deputados, pelo menos com os líderes. Não está em ordem. Não está bem o momento. A fotografia não está adequada."
  • reforma ministerial -- "Tem que começar pelo próprio PT. O presidente disse que vai começar por lá, e deve começar por lá. Inclusive, eu acho que em relação aos outros partidos aliados devia se ter uma temperança para não trocar seis por meia dúzia e não ter efeito nenhum."
  • economia -- "Hoje a Selic é 13,25% ao ano, na próxima [reunião do Copom] vai para 14,25% porque já está precificada e aí aumenta a boca do jacaré: a cada ponto é R$ 50 bi na dívida interna. É um quadro preocupante."
  • apoios em 2026 -- "Eu acho que o governo só tem que fazer a reforma [ministerial], só tem que dar o ministério [...] para quem for apoiar em 2026 mesmo. [...] Agora, para um partido entrar no navio, ele tem que sentir confiança na empresa, sentir confiança no timoneiro, saber que o navio não vai afundar e que vai chegar em algum lugar. Você pega um navio que vai afundar?"
  • apoio em 2026 -- "O apoio eleitoral depende de economia e de possibilidades. De novo: ninguém vai embarcar num navio que vai naufragar, sabendo que vai naufragar. Eu não faria alteração governamental de apoio para ministérios se não tivesse compromisso de base e compromisso de eleição"
Lira foi presidente da Câmara de 2020 a 2024, durante a segunda metade do governo Bolsonaro e a primeira metade do atual mandato de Lula. A eleição para presidente da Câmara, marcada para o sábado (1º), deve eleger o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) como sucessor, com o apoio de Lira.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

câmara dos deputados Lula arthur lira

Temas

Democracia Congresso

LEIA MAIS

SABATINAS

Senado aprova indicações para tribunais superiores, Ancine e CNMP

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Lindbergh pede cassação de Eduardo Bolsonaro por "abandono de cargo"

EXTRADIÇÃO

Zambelli passa mal em audiência e julgamento na Itália é adiado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

2

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

3

Revisão

Haddad diz estar aberto a flexibilizar mudanças no seguro-defeso

4

Ocupação da Câmara

Deputado que ocupou Câmara pede punição até para ele mesmo

5

PLATAFORMAS DIGITAIS

Após vídeo de Felca, Lula enviará ao Congresso projeto sobre big techs

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES