Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Senado
Congresso em Foco
1/3/2025 12:26
As atividades de Senado e Câmara dos Deputados tiveram início no dia 3 de fevereiro com a sessão de abertura do ano legislativo. Além da presença dos recém eleitos presidentes das Casas, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), também esteve presente o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso. Apesar de os trabalhos legislativos terem se iniciado há um mês, o Senado realizou apenas uma sessão plenária em fevereiro.
No dia 19 de fevereiro, o Senado instalou 14 das 16 comissões permanentes da Casa. Apenas as comissões de Comunicação e Direito Digital e Defesa da Democracia ainda não foram instaladas. No mesmo dia, Davi presidiu a primeira sessão do Senado do ano, e até o momento única.
Foram votados 11 itens na sessão, entre eles seis requerimentos. A Casa também aprovou na ocasião duas medidas provisórias com recursos que somam quase R$ 6,8 bilhões destinados ao enfrentamento das enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul. A primeira MP liberou créditos extraordinários no Orçamento para a antecipação de pagamento de precatórios no estado.
A outra MP também liberou créditos extraordinários para prevenção de eventos climáticos, reforma agrária e projetos de agropecuária no Rio Grande do Sul. Os Ministérios da Agricultura, da Ciência e Tecnologia, do Desenvolvimento Agrário e o de Portos e Aeroportos, são os responsáveis pelo repasse dos recursos.
Restos a pagar e créditos extraordinários
Apresentado pelo líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), o projeto de lei complementar (PLP) 22/2025 autoriza o governo a quitar os restos a pagar acumulados desde 2019. A liquidação dos valores deverá ocorrer até o final de 2026. A proposta também foi uma das aprovadas na única sessão do Senado no mês e vai à Câmara dos Deputados.
Os Ministérios da Previdência Social, da Saúde, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, de Encargos Financeiros da União e de Transferências a Estados, Distrito Federal e Municípios, foram beneficiados por projeto de lei de conversão aprovado que liberou créditos extraordinários de R$ 5,1 bilhões.
Dois requerimentos aprovados se relacionam com o filme Ainda Estou Aqui, indicado a três categorias no Oscar: um voto de aplauso à atriz Fernanda Torres e a solicitação de uma sessão especial em homenagem à equipe do longa. Além disso, foi também solicitada sessão especial para o Dia Internacional da Síndrome de Down.
O esvaziamento do Senado, com apenas uma sessão plenária, explica-se pelos acordos para definir as comissões. Na última semana, líderes partidários ouvidos pelo Congresso em Foco informaram que a ausência de sessões aconteceu pelas negociações com Flávio Dino, do STF, sobre as emendas parlamentares. Na quarta-feira (26), o ministro aceitou o plano de trabalho apresentado pelo Executivo.
Temas
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro
ALEXANDRE PADILHA