Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Em fevereiro, Senado realizou apenas uma sessão plenária

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado

Em fevereiro, Senado realizou apenas uma sessão plenária

No dia 19 de fevereiro, o Senado instalou 14 das 16 comissões permanentes da Casa. No mesmo dia, Davi presidiu a primeira sessão do Senado do ano, e até o momento única.

Congresso em Foco

1/3/2025 12:26

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

As atividades de Senado e Câmara dos Deputados tiveram início no dia 3 de fevereiro com a sessão de abertura do ano legislativo. Além da presença dos recém eleitos presidentes das Casas, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), também esteve presente o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso. Apesar de os trabalhos legislativos terem se iniciado há um mês, o Senado realizou apenas uma sessão plenária em fevereiro.

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre

Presidente do Senado, Davi AlcolumbrePresidente do Senado, Davi Alcolumbre

No dia 19 de fevereiro, o Senado instalou 14 das 16 comissões permanentes da Casa. Apenas as comissões de Comunicação e Direito Digital e Defesa da Democracia ainda não foram instaladas. No mesmo dia, Davi presidiu a primeira sessão do Senado do ano, e até o momento única.

Foram votados 11 itens na sessão, entre eles seis requerimentos. A Casa também aprovou na ocasião duas medidas provisórias com recursos que somam quase R$ 6,8 bilhões destinados ao enfrentamento das enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul. A primeira MP liberou créditos extraordinários no Orçamento para a antecipação de pagamento de precatórios no estado.

A outra MP também liberou créditos extraordinários para prevenção de eventos climáticos, reforma agrária e projetos de agropecuária no Rio Grande do Sul. Os Ministérios da Agricultura, da Ciência e Tecnologia, do Desenvolvimento Agrário e o de Portos e Aeroportos, são os responsáveis pelo repasse dos recursos.

Restos a pagar e créditos extraordinários

Apresentado pelo líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), o projeto de lei complementar (PLP) 22/2025 autoriza o governo a quitar os restos a pagar acumulados desde 2019. A liquidação dos valores deverá ocorrer até o final de 2026. A proposta também foi uma das aprovadas na única sessão do Senado no mês e vai à Câmara dos Deputados.

Os Ministérios da Previdência Social, da Saúde, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, de Encargos Financeiros da União e de Transferências a Estados, Distrito Federal e Municípios, foram beneficiados por projeto de lei de conversão aprovado que liberou créditos extraordinários de R$ 5,1 bilhões.

Dois requerimentos aprovados se relacionam com o filme Ainda Estou Aqui, indicado a três categorias no Oscar: um voto de aplauso à atriz Fernanda Torres e a solicitação de uma sessão especial em homenagem à equipe do longa. Além disso, foi também solicitada sessão especial para o Dia Internacional da Síndrome de Down.

  • Leia também:Indicado ao Oscar, "Ainda Estou Aqui" recebe homenagens no Senado

O esvaziamento do Senado, com apenas uma sessão plenária, explica-se pelos acordos para definir as comissões. Na última semana, líderes partidários ouvidos pelo Congresso em Foco informaram que a ausência de sessões aconteceu pelas negociações com Flávio Dino, do STF, sobre as emendas parlamentares. Na quarta-feira (26), o ministro aceitou o plano de trabalho apresentado pelo Executivo.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Davi Alcolumnre sessão plenária Senado

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Inelegibilidade

Senado: Plenário pode votar PL que reduz inelegibilidade de condenados

SENADO

Moraes e Barroso lideram pedidos de impeachment; veja o ranking

Comissões

Damares quer que Comissão da Democracia seja da Criança e Adolescente

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Projeto de lei

Zucco quer proibir artistas de promover ou criticar autoridades

2

EM RESPOSTA AO SUPREMO

Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF

3

segurança

Deputados propõem proibição de assentos verticais em aviões no Brasil

4

NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro

5

ALEXANDRE PADILHA

Ministro da Saúde socorre passageira que desmaiou em avião

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES