Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Dino aprova planos de trabalho do Executivo e Legislativo para emendas

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Emendas parlamentares

Dino aprova planos de trabalho do Executivo e Legislativo para emendas

Após a homologação dos planos com os devidos ajustes de transparência, emendas parlamentares ao Orçamento 2025 e de exercícios financeiros anteriores podem ser executadas

Congresso em Foco

26/2/2025 | Atualizado 27/2/2025 às 14:51

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou nesta quarta-feira (26) os planos de trabalho do Executivo e do Legislativo referentes às emendas parlamentares. Assim, não há mais empecilhos para a execução das emendas parlamentares ao Orçamento 2025 e de exercícios financeiros anteriores.

Flávio Dino, ministro do STF

Flávio Dino, ministro do STFPedro Ladeira/Folhapress)

Além disso, diante da apresentação dos planos que respeitam aos critérios de transparência exigidos pela Corte e pela Lei Complementar 210/2024, o magistrado cancelou a reunião de audiência com os Poderes, marcada para esta quinta-feira (27). Ele ainda afirmou que a necessidade de nova reunião será avaliada após o plenário do STF analisar a homologação dos planos.

Conforme o site do Supremo, a sessão virtual para analisar os planos de trabalho está agendada para iniciar na meia-noite dessa sexta-feira (28).

Na decisão, Dino ainda reforçou a necessidade de identificar os autores ou proponentes do empenho de emendas de comissão e emendas de bancada. A decisão vale tanto para o Legislativo quanto para o Executivo.

O ministro também apontou que a suspensão de emendas pode permanecer nos seguintes casos: impedimentos técnicos identificados, recursos da Saúde que não estejam em contas específicas, emendas Pix sem plano de trabalho, e suspensões específicas já determinadas em ONGs.

Planos de trabalho

Segundo a decisão, os planos de trabalho do Executivo e Legislativos foram elaborados em conjunto com a finalidade de formalizar e consolidar iniciativas institucionais, tanto internas a cada Poder quanto interinstitucionais, visando ao aprimoramento da transparência e da rastreabilidade das emendas parlamentares. Os planos são divididos nos seguintes eixos:

  • Eixo 1: Disponibilização, no Portal da Transparência, de informações acerca das emendas de relator (RP 9) relativas aos exercícios financeiros de 2020 a 2022.

  • Eixo 2 - Disponibilização, no Portal da Transparência, de informações acerca das emendas de comissão (RP 8) relativas aos exercícios financeiros de 2020 a 2024.

  • Eixo 3 - Disponibilização, no Portal da Transparência, de informações acerca das emendas de comissão (RP 8) do exercício financeiro de 2025 e dos seguintes.

  • Eixo 4 - Disponibilização, no Portal da Transparência, de informações acerca das emendas de bancada (RP 7) do exercício financeiro de 2025 e dos seguintes.

Flávio Dino ainda determinou que os Poderes informem nos autos, em 30 de maio de 2025, as atualizações acerca de cada Eixo do Plano de Trabalho apresentado, para o acompanhamento e novas deliberações desta Corte.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

legislativo emendas parlamentares Executivo Flávio Dino

Temas

Justiça

LEIA MAIS

TENTATIVA DE GOLPE

Bolsonaro nega golpe e chama Cid de "mentiroso" em defesa final no STF

TENTATIVA DE GOLPE

Bolsonaro e outros seis réus apresentam última defesa ao STF

TENTATIVA DE GOLPE

STF já responsabilizou mais de 1,1 mil pessoas pelo 8 de janeiro

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

JÚRI DE JORNALISTAS

Conheça o time de jornalistas que vota no Prêmio Congresso em Foco

2

Revisão

Haddad diz estar aberto a flexibilizar mudanças no seguro-defeso

3

Ocupação da Câmara

Deputado que ocupou Câmara pede punição até para ele mesmo

4

EXTRADIÇÃO

Zambelli passa mal em audiência e julgamento na Itália é adiado

5

Medida Provisória

Motta endossa pacote de apoio a empresas impactadas por tarifas

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES