Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Julgamento
Congresso em Foco
11/9/2025 | Atualizado às 18:37
O quinto dia de julgamento da tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (11), repercurtiu nas redes sociais dos parlamentares das duas principais frentes políticas. Com o voto da ministra Cármen Lúcia, a 1ª Turma da Corte formou maioria para condenação de Jair Bolsonaro e de outros sete réus do chamado núcleo crucial da tentativa de golpe de Estado.
Nome da direita brasileira e líder da oposição na Câmara, o deputado federal Luciano Zucco (PL-RS) incentivou seguidores a subirem as tags "SUPREMA PERSEGUIÇÃO" e "QUEREM MATAR BOLSONARO". As mesmas afirmações foram publicadas por Gustavo Gayer (PL-GO) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Zé Trovão (PL-SC) reafirmou apoio a Bolsonaro:"Lutaremos até o fim!". Já a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) disse que "A narrativa vingativa prevaleceu, uma vergonha".
Representantes da bancada governista também se pronunciaram, desta vez em tom de comemoração. As deputadas Erika Hilton (PSOL-SP) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) descreveram momentos marcantes do julgamento, enquanto o líder do Partido dos Trabalhados na Câmara, Lindbergh Farias (RJ) elogiou a argumentação da ministra. "Ela desmonta as teses da defesa ponta a ponta", escreveu. A também deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) resgatou postagem antiga de Jair Bolsonaro em que afirmava "grande dia" e publicou com a data de hoje.
LEIA MAIS
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
Relações exteriores
Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil
TENTATIVA DE GOLPE
Entenda em 10 pontos o recurso de Bolsonaro contra a condenação no STF