Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Julgamento
Congresso em Foco
11/9/2025 | Atualizado às 18:37
O quinto dia de julgamento da tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (11), repercurtiu nas redes sociais dos parlamentares das duas principais frentes políticas. Com o voto da ministra Cármen Lúcia, a 1ª Turma da Corte formou maioria para condenação de Jair Bolsonaro e de outros sete réus do chamado núcleo crucial da tentativa de golpe de Estado.
Nome da direita brasileira e líder da oposição na Câmara, o deputado federal Luciano Zucco (PL-RS) incentivou seguidores a subirem as tags "SUPREMA PERSEGUIÇÃO" e "QUEREM MATAR BOLSONARO". As mesmas afirmações foram publicadas por Gustavo Gayer (PL-GO) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Zé Trovão (PL-SC) reafirmou apoio a Bolsonaro:"Lutaremos até o fim!". Já a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) disse que "A narrativa vingativa prevaleceu, uma vergonha".
Representantes da bancada governista também se pronunciaram, desta vez em tom de comemoração. As deputadas Erika Hilton (PSOL-SP) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) descreveram momentos marcantes do julgamento, enquanto o líder do Partido dos Trabalhados na Câmara, Lindbergh Farias (RJ) elogiou a argumentação da ministra. "Ela desmonta as teses da defesa ponta a ponta", escreveu. A também deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) resgatou postagem antiga de Jair Bolsonaro em que afirmava "grande dia" e publicou com a data de hoje.
LEIA MAIS
MUDANÇA NA CONSTITUIÇÃO
Nova emenda dos precatórios: entenda o que muda nos pagamentos
Tentativa de golpe
Ao vivo: com Bolsonaro já condenado, Zanin apresenta o último voto