Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Empregados Domésticos
Congresso em Foco
18/9/2025 13:33
A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados deu parecer favorável ao projeto de lei 2383/2024, que versa sobre a obrigatoriedade do fornecimento de alimentação ou vale-refeição aos empregados domésticos.
O texto em questão também determina a responsabilidade do Poder Executivo em regulamentar as condições e os valores concernentes aos benefícios. A proposta, de autoria da deputada Denise Pessôa (PT-RS), promove alterações na legislação que rege o trabalho doméstico.
A deputada Erika Hilton (Psol-SP), relatora do projeto, manifestou-se favoravelmente à sua aprovação. Erika considerou a proposta como uma resposta imprescindível aos desafios enfrentados pelos trabalhadores domésticos no que tange à alimentação diária, podendo, assim, contribuir para a promoção da saúde e a melhora nutricional.
 
Conforme observação da relatora, "a lei não estabeleceu a obrigatoriedade de concessão de alimentação, ainda que na maioria das vezes é sobre o próprio empregado doméstico que recai o encargo de preparar as refeições das famílias contratantes".
A legislação vigente sobre o trabalho doméstico impede o empregador de realizar descontos no salário do empregado referentes ao fornecimento de alimentação, vestuário, higiene ou moradia, bem como despesas com transporte, hospedagem e alimentação em situações de acompanhamento em viagem.
O projeto 2383/2024 tramita em caráter conclusivo e será submetido à análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para que se converta em lei, a medida necessita de aprovação tanto na Câmara, quanto no Senado.
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime