Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
PEC da Blindagem
Congresso em Foco
22/9/2025 | Atualizado às 9:17
Os protestos realizados no último domingo (21), em várias capitais do país, contra a PEC da Blindagem e o PL da Anistia, ganharam eco imediato no debate político, mas em frentes opostas. Enquanto parlamentares da esquerda celebraram as ruas cheias e destacaram a mobilização popular em defesa da democracia, integrantes da direita minimizaram os atos e ironizaram a participação do público.
Parlamentares da esquerda exaltaram a adesão popular. José Guimarães (PT-CE) publicou uma foto da Paulista lotada e disse que essa seria "a foto do ano". Lindbergh Farias (PT-RJ) mostrou imagens da Esplanada dos Ministérios e celebrou: "Brasil inteiro nas ruas. É sem anistia, sem PEC da Blindagem".
Podem estampar em todos os jornais, porque essa é a foto do ano! ?? O Brasil inteiro nas ruas contra a anistia e a impunidade, mostrando a força de um povo que não se cala diante das injustiças. ?????
— José Guimarães (@guimaraes13PT) September 21, 2025
Foto: Reprodução pic.twitter.com/Ms3WYE93x4
Brasil inteiro nas ruas. Em Brasília, uma mar de gente ocupa a Esplanada. É sem anistia, sem PEC da Blindagem. Vamo para cima! pic.twitter.com/LeIM54GfPN
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) September 21, 2025
No Recife, Humberto Costa (PT-PE) afirmou que a capital "respirou esperança". Orlando Silva (PCdoB-SP) destacou que não haverá "perdão para golpista" e que a mobilização foi um recado direto contra a anistia. Randolfe Rodrigues (PT-AP) publicou um comparativo entre os atos do dia 7 de setembro, marcados pela presença da bandeira dos EUA, e os deste domingo, que exibiram a bandeira do Brasil.
Recife mostrou sua força hoje! ?? Um mar de gente ocupou as ruas para dizer NÃO à PEC da bandidagem e NÃO à anistia para golpistas. O povo unido na luta por justiça e em defesa da democracia. Foi lindo ver o Brasil todo hoje respirando esperança! O país acordou! ???? pic.twitter.com/5P0VtyyFJt
— Humberto Costa (@senadorhumberto) September 22, 2025
Hoje o Brasil falou alto e em bom som: não vai ter perdão para golpista!
— Orlando Silva (@orlandosilva) September 21, 2025
As ruas ficaram cheias de gente que acredita na democracia, na justiça e num país sem impunidade. Em São Paulo, a avenida Paulista foi ocupada pela voz do povo, que mandou um recado direto ao governador:. pic.twitter.com/ddIemW3w9Y
A diferença, a sutil diferença. pic.twitter.com/hFZMfKgn2y
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) September 21, 2025
Patriota
— Tabata Amaral (@tabataamaralsp) September 21, 2025
(pa·tri·o·ta)
Aquele que ama sua pátria, seu país de nascimento, que se esforça para lhe ser útil, agindo em seu favor ou em sua defesa. pic.twitter.com/IKrMxvpKXt
O Brasil reage CONTRA A ANISTIA e a PEC da Bandidagem. pic.twitter.com/g413oHXDKd
— Bohn Gass (@BohnGass) September 21, 2025
Outros parlamentares também marcaram posição: Luiza Erundina (Psol-SP) ressaltou a defesa da democracia, Erika Hilton (Psol-SP) chamou a PEC da Blindagem de "nojenta e fajuta", e Fabiano Contarato (PT-ES) afirmou que o Brasil "não aceita retrocessos". Rogério Correia (PT-MG) frisou que o recado dos atos foi claro: "hora de pautar os interesses do povo".
Hoje o Brasil foi às ruas, em defesa da democracia e contra a anistia! #naoàanistia pic.twitter.com/jNZWuxT2p1
— Luiza Erundina (@luizaerundina) September 21, 2025
???? O BRASIL É NOSSO
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) September 22, 2025
Hoje o recado do povo brasileiro foi claro: não aceitaremos a PEC DA BANDIDAGEM e a proposta da anistia.
Não aceitaremos essa ideia NOJENTA e FAJUTA de que políticos são uma casta acima da Lei, da Justiça, da Polícia e do Estado Democrático de Direito.. pic.twitter.com/vzoEUGop9m
Hoje mostramos que o Brasil não aceita retrocessos!
— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) September 21, 2025
CONTRA A PEC DA BANDIDAGEM! pic.twitter.com/c8W4Saflzz
De hoje no ato em Belo Horizonte contra a Anistia e a PEC da Blindagem. Recado tá dado: é hora de pautarmos os interesses do povo! ???? pic.twitter.com/mmiOYhyk58
— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) September 21, 2025
Mais de cem mil pessoas na Avenida Paulista!
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) September 21, 2025
Não à PEC da Blindagem!
Sem Anistia!
Crédito: Comunicação @mtst pic.twitter.com/WBglxEIids
Na outra ponta, deputados ligados ao bolsonarismo usaram as redes sociais para ironizar a presença nos atos. Carlos Jordy (PL-RJ) compartilhou imagens da Avenida Paulista com a frase "cheia de espaços vazios". Marco Feliciano (PL-SP) disse que, para "uma manifestação que preste", seria preciso convocar o pastor Silas Malafaia. Já Gustavo Gayer (PL-GO) afirmou que a esquerda estaria "sempre passando vergonha" ao comentar imagens de Brasília.
A paulista está CHEIA de espaços vazios kkkkkkk pic.twitter.com/DpJqquXBku
— Carlos Jordy (@carlosjordy) September 21, 2025
Uma dica para a esquerda que teve que apelar para artistas, intelectuais e a imprensa, para fazer as manifestações, digamos, sem o público esperado:
— Marco Feliciano (@marcofeliciano) September 21, 2025
SE QUEREM FAZER UMA
MANIFESTAÇÃO QUE PRESTE:
CHAMEM O MALAFAIA!
Fica a dica ????????????@PastorMalafaia
Sempre passando vergonha https://t.co/1uiM6uXBAP
— Gustavo Gayer (@GayerGus) September 21, 2025
André Fernandes (PL-CE) afirmou que "com ou sem artistas, a esquerda sempre faz manifestações flopadas", enquanto o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) ironizou dizendo que "nem com Rouanet vingou". O deputado Sanderson (PL-RS) foi além e insinuou que participantes estariam em busca de "pão com mortadela", questionando o pagamento dos artistas que se apresentaram.
Com ou sem mobilização de artistas, o resultado será sempre o mesmo: a esquerda sempre faz manifestações flopadas. pic.twitter.com/DXkv06NLmx
— André Fernandes (@andrefernm) September 21, 2025
Nem com Rouanet vingou. pic.twitter.com/WSsOPV0Rsr
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) September 21, 2025
OS FIGURANTES FORAM PELO PÃO COM MORTADELA. MAS QUEM PAGOU O CACHÊ DOS CANTORES POR OCASIÃO DOS PROTESTOS FAJUTOS DA ESQUERDA DELETÉRIA?
— Deputado Sanderson (@DepSanderson) September 22, 2025
A internet não perdoa, Petralhada pic.twitter.com/Ln9kjeshgN
— DELEGADO PALUMBO (@delegadopalumbo) September 21, 2025
PEC da Blindagem
A PEC das Prerrogativas, mais conhecida como PEC da Blindagem, altera os artigos 53 e 102 da Constituição Federal para ampliar prerrogativas de deputados e senadores. Entre as principais mudanças estão a exigência de autorização prévia da respectiva Casa Legislativa para abertura de ação penal contra parlamentares, limitação de prisões ou medidas cautelares pelo STF apenas, com aval do Congresso; e ampliação do foro para presidentes nacionais de partidos políticos com representação.
Críticos veem a proposta como um retrocesso institucional significativo, argumentando que ela pode dificultar processos contra políticos, atrasar investigações e gerar impunidade. Por outro lado, defensores afirmam que a PEC resgata prerrogativas previstas originalmente na Constituição de 1988, oferecendo maior proteção ao exercício do mandato parlamentar frente a possíveis abusos judiciais. Aprovado na última semana pela Câmara dos Deputados, o texto seguirá para análise no Senado, onde precisará de maioria qualificada para sua aprovação.
LEIA MAIS
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes
RELAÇÕES EXTERIORES
Estados Unidos impõem sanções contra esposa de Alexandre de Moraes
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília