Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula vai à Ásia em meio à expectativa de reunião com Trump

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

EM BUSCA DE ACORDO

Lula vai à Ásia em meio à expectativa de reunião com Trump

Presidente brasileiro pode se encontrar com colega norte-americano durante cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático. Lula embarca nesta terça para a Indonésia.

Congresso em Foco

20/10/2025 8:10

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente Lula avalia se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), que ocorrerá nos dias 26 e 27 de outubro, em Kuala Lumpur, na Malásia. A possível reunião tem como principal tema as tarifas de importação impostas recentemente por Washington sobre produtos brasileiros, e pode marcar o início de uma reaproximação entre os dois países.

A realização do encontro ainda depende da compatibilidade das agendas dos dois líderes, que continuam em definição. Segundo interlocutores do governo, há "interesse mútuo" em uma conversa presencial, mas a janela é curta: Trump permanecerá na Malásia por um período reduzido. Caso ocorra, a reunião deve ser breve e concentrada em comércio bilateral.

Mauro Vieira relatou a Lula, na semana passada, conversa que teve com Marco Rubio para tratar de um possível encontro entre o líder brasileiro e Donald Trump.

Mauro Vieira relatou a Lula, na semana passada, conversa que teve com Marco Rubio para tratar de um possível encontro entre o líder brasileiro e Donald Trump.Fátima Meira/Agência Enquadrar/Folhapress

Lula embarca nesta terça-feira (21) para Jacarta, na Indonésia, onde fará uma visita oficial ao presidente Prabowo Subianto, em retribuição à viagem do líder indonésio a Brasília, em julho. Ele deve participar de compromissos nos dias 23 e 24, seguindo depois para Kuala Lumpur para os debates da Asean, focados em comércio internacional. O restante da agenda ainda está aberto para encontros bilaterais.

Conversas diplomáticas e tom amistoso

A possível reunião entre Lula e Trump é resultado de uma série de contatos recentes entre diplomatas dos dois países. Na sexta-feira (17.out), Lula recebeu no Palácio da Alvorada o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o assessor especial Celso Amorim e o assessor adjunto Audo Faleiro. O chanceler fez um relato detalhado sobre sua reunião, um dia antes, com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Washington.

Segundo relatos, o diálogo entre Vieira e Rubio teve "tom amistoso" e indicou uma nova fase nas relações bilaterais. Ambos discutiram a reversão das tarifas norte-americanas e as sanções aplicadas contra autoridades brasileiras desde julho. As equipes de negociação ainda definirão o cronograma e o formato das próximas conversas.

Convites e alternativas

Durante um telefonema no início de outubro, Lula já havia reiterado a Trump o convite para participar da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém entre 10 e 21 de novembro. Também se mostrou disposto a visitar Washington "em momento oportuno".

Assessores do Planalto avaliam que a Asean oferece uma oportunidade rápida e logisticamente viável para um primeiro encontro presencial entre os dois líderes desde o início do novo governo norte-americano.

O que é a Asean

Criada em 1967, a Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) reúne dez países - Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietnã - com o objetivo de promover crescimento econômico, estabilidade regional e cooperação política.

Desde 1992, o bloco mantém uma zona de livre comércio e promove integração em setores como tecnologia, saúde, turismo e indústria. A cúpula anual é um espaço estratégico para discussões multilaterais e encontros bilaterais entre os países-membros e parceiros globais como Estados Unidos, China, Japão e União Europeia, contexto em que Lula e Trump podem se encontrar.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Ásia Indonésia Relações Internacionais tarifaço de Trump Donald Trump diplomacia Malásia Lula

Temas

Internacional

LEIA MAIS

AGENDA DA SEMANA

Pauta da semana no Senado inclui tarifas dos EUA e projetos sociais

BENEFÍCIOS PARA PROFESSOR

Carteira Nacional Docente dá descontos a professor; veja como fazer

EDUCAÇÃO

Lula anuncia R$ 108 milhões para cursinhos populares em todo o país

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

BENEFÍCIOS PARA PROFESSOR

Carteira Nacional Docente dá descontos a professor; veja como fazer

2

JORNADA DE TRABALHO

Congresso retoma discussão sobre redução da jornada de trabalho

3

DINHEIRO PÚBLICO

Câmara já gastou R$ 3,3 milhões com deputados presos ou fora do Brasil

4

ELEIÇÕES 2026

Ciro no PSDB e Cid no PSB: irmãos Gomes consolidam ruptura política

5

JUSTIÇA

STJ exclui Dirceu e Genoino de ação de improbidade do mensalão

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES