Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
PROJETO DE LEI
Congresso em Foco
3/11/2025 17:18
O deputado Coronel Assis (União-MT) apresentou à Câmara dos Deputados o projeto de lei 5563/2025, que transforma o dia 28 de outubro, quando começou a megaoperação no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha, no "Dia Nacional de Combate às Facções e Organizações Criminosas".
Segundo o autor, a operação deve ser homenageada como "demonstração clara de que o Estado não pode, nem deve, permanecer refém de grupos criminosos que dominam territórios, oprimem comunidades e afrontam o monopólio legítimo da força". Ele também busca prestar homenagem aos quatro policiais que morreram ou foram feridos durante a operação.
 
Os objetivos do projeto, de acordo com o deputado, são "reconhecer e exaltar o valor da atuação das forças policiais", "sensibilizar a sociedade brasileira para o fato de que o crime organizado e as facções não são fenômenos localizados ou periférico" e "fortalecer um marco simbólico e institucional que reúna autoridades, agentes de segurança, Poder Legislativo, Executivo e Judiciário, além da sociedade civil, no combate permanente às facções criminosas".
Coronel Assis também entende que a valorização da data "promove uma cultura de respeito à autoridade legítima, à hierarquia institucional e à disciplina", de modo a "reafirmar a necessidade de um Estado forte, de uma polícia valorizada e de uma sociedade mobilizada".
Atualmente, o dia 28 de outubro é feriado nacional, em que se comemora o Dia do Servidor Público. Uma eventual aprovação do projeto não afeta a data: a legislação brasileira permite mais de uma celebração oficial no mesmo dia.
LEIA MAIS
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
Análise de Processos
Conselho de Ética da Câmara analisa abertura de 12 novos processos