Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lindbergh aciona STF contra Claudio Castro por "violação da soberania"

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

JUDICIÁRIO

Lindbergh aciona STF contra Claudio Castro por "violação da soberania"

Líder do PT na Câmara acusa o governador de ter ultrapassado suas prerrogativas ao tratar assuntos de segurança pública junto ao governo dos EUA.

Congresso em Foco

4/11/2025 13:33

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma notícia de fato contra o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, por suposta violação da soberania nacional. O deputado pede a abertura de inquérito para apurar possíveis crimes de atentado à soberania e espionagem, em razão de negociações entre o governo fluminense e a Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA).

A iniciativa foi motivada pela viagem oficial de Castro aos Estados Unidos, em maio deste ano, quando ele propôs um acordo de cooperação com a DEA para fortalecer o combate ao narcotráfico no Rio. O governo fluminense anunciou que o objetivo era "unir nossos agentes aos do DEA" e promover o intercâmbio de informações e técnicas de investigação. Na ocasião, o governador também buscou o reconhecimento, pelo governo norte-americano, de facções como o Comando Vermelho como organizações narcoterroristas.

Lindbergh sustenta que houve entrega de dados sensíveis e negociação sem aval da União.

Lindbergh sustenta que houve entrega de dados sensíveis e negociação sem aval da União.Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Segundo Lindbergh, o governador negociou "diretamente com governo estrangeiro e agência de inteligência norte-americana, com potencial de afetar a soberania e submeter o país a sanções externas".

O parlamentar afirma que o episódio "transcende a esfera estadual e atinge o núcleo das competências da União: política externa, segurança nacional e integridade territorial". Ele sustenta que tais ações configuram "negociação com governo estrangeiro para ingerência em atos de soberania nacional e transferência de informações sensíveis a agentes externos".

A representação afirma que Castro teria encaminhado relatórios de inteligência e planilhas com informações sobre investigações, rotas de tráfico e nomes de suspeitos a agentes da DEA, sem a participação da Polícia Federal ou da Agência Brasileira de Inteligência. Para Lindbergh, isso "inaugura canal de inteligência paralelo, em que o governador atuou na condição de informante de país estrangeiro".

No documento, o deputado argumenta que "a conduta do governador Cláudio Castro se amolda, em tese, ao tipo [penal de atentado à soberania], pois, ao buscar reconhecimento externo de facções nacionais como terroristas, o governador insta governo estrangeiro a intervir em matéria de competência exclusiva da União". O texto sustenta ainda que, ao repassar dados estratégicos a uma potência estrangeira, o chefe do Executivo fluminense "configura risco concreto de espionagem".

Lindbergh pede que a Procuradoria-Geral da República analise a denúncia e instaure inquérito para apurar os fatos. Entre as medidas solicitadas, estão o afastamento cautelar de Castro do cargo e a quebra de comunicações entre o governo do Rio e órgãos estrangeiros. O deputado afirma que o objetivo é "assegurar a lisura da investigação, vedando-lhe a realização de novos contatos, tratativas ou acordos com agentes estrangeiros".

O governo do Rio, em sua nota oficial à época, defendeu que a proposta com a DEA visava apenas "aprimorar estratégias e conhecimentos para aperfeiçoar as ações do Estado contra o tráfico de drogas".

Veja a íntegra da representação.

Processo: INQ 4995

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Rio de Janeiro Lindbergh Farias estados unidos STF

Temas

Judiciário País Relações Exteriores Segurança Pública

LEIA MAIS

Vozes Femininas

Cármen Lúcia cobra maior representatividade feminina no poder público

SEGURANÇA PÚBLICA

Senado instala CPI do Crime Organizado e escolhe relator

Justiça Eleitoral

TSE julga pedido de cassação do governador Cláudio Castro

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

DEFESA DA ADVOCACIA

OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios

2

A revolução dos bichos

Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"

3

TENTATIVA DE GOLPE

STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação

4

SEGURANÇA PÚBLICA

Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime

5

Proteção Internacional

Câmara vai ouvir Lewandowski sobre asilo à ex-primeira-dama do Peru

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES